Manifestação em prol do campus Belford Roxo

Paulo Assis, Fabio Silva, Marcos Freitag, Anderson Castelucio posando para foto com demais servidores e alunos do campus Belford Roxo

A manifestão reuniu servidores e alunos do campus Belford Roxo e contou com a participação do reitor do IFRJ, professor Paulo Assis (c)

O reitor do IFRJ, professor Paulo Assis – acompanhado do diretor de Desenvolvimento Institucional e Extensão (DiEx), Marcos Freitag; do Procurador chefe do IFRJ, Anderson Castelucio e do diretor-geral do campus Belford Roxo, Fábio Silva – participou da audiência de conciliação envolvendo o IFRJ e a prefeitura de Belford Roxo, realizada no Fórum da Justiça Federal, em Duque de Caxias, no dia 26 de setembro. Na ocasião, também foi realizado um ato de protesto em favor do Instituto, porque a Prefeitura Municipal de Belford Roxo entrou com um pedido de retomada do terreno já doado, onde as atividades do campus já acontecem.

Um manifesto foi elaborado pelos servidores do campus, explicando a situação e a indignação da comunidade interna, e distribuído às pessoas no local. Cantando paródias, dizendo palavras de ordens e exibindo cartazes, em torno de 40 pessoas manifestaram a insatisfação com a atitude da Prefeitura, num ato pela permanência do IFRJ no terreno conhecido como Marco Zero, em frente ao 39º Batalhão da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, no bairro de São Bernardo.

Servidores e alunos do campus Belford Roxo

Durante a audiência a Prefeitura oficializou o interesse em trocar a área que pertence ao IFRJ por uma outra localizada no bairro Babi. Levando em consideração que o instituto atendeu ao que estava previsto na legislação municipal, o investimento já realizado, a localização e facilidade de acesso para os estudantes e servidores e o planejamento institucional para a construção no terreno atual, o IFRJ não aceitou a proposta da Prefeitura.

A atual gestão do IFRJ, os servidores e estudantes da unidade, contando com o apoio dos moradores de Belford Roxo, estão mobilizados em defesa da educação pública, gratuita e de qualidade para o município.

esq. para a dir.: Fabio Silva (3º), Paulo Assis (4º), Anderson Castelucio (5º) e Marcos Freitag que conversa com servidores e alunos