Logo IFRJ

Manual de boa práticas para produção de escudo facial

O IFRJ desenvolveu o "Manual de boa práticas para produção de escudo facial (face shield)"  com a finalidade de orientar pessoas e organizações com capacidade técnica quanto à produção de escudos de proteção facial. A publicação faz parte da campanha #IFRJcontraCOVID19 que, a partir da ação integrada entre a Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Proppi) e a Pró-Reitoria de Extensão (Proex), criou diversas ações agregando pesquisadores e extensionistas em projetos de prevenção, orientação em saúde e pesquisa no combate à pandemia.

Uma das ações da campanha foi a iniciativa de produção de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para contribuir com a Prevenção e o Controle da COVID-19 e demais condições respiratórias agudas, visando mitigar o impacto da pandemia nos sistemas de saúde. Para isso, foram desenvolvidas por grupos de pesquisadores do IFRJ contribuições científicas com a produção de guias técnicos.

Todo EPI produzido utilizando este manual será distribuído gratuitamente ao Serviço Único de Saúde (SUS) e às demais instituições públicas prioritárias no estado do Rio de Janeiro. As atividades descritas no manual foram, em sua totalidade, desenvolvidas por professores e especialistas em Epidemiologia, Manufatura Avançada e Divulgação Científica, que buscaram compartilhar seus conhecimentos acadêmicos e profissionais para ampliar a capacidade institucional de atender aos seus estudantes e à comunidade, minimizando os impactos de uma doença nova e em um período tão delicado pelo qual passa a sociedade brasileira.

Acesse aqui:

MANUAL

ANEXO I - MODELO E DIMENSÕES DO VISOR EM TAMANHO REAL (GABARITO)

APÊNDICE II – MODELO DE RÓTULO COM MANUAL DE USO

APÊNDICE III - CHECKLIST PARA CONTROLE DA QUALIDADE

APÊNDICE IV - MODELO DE ORDEM DE PRODUÇÃO

APÊNDICE V – TERMOS DE RECEBIMENTO E DOAÇÃO

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS