Mãos à obra no Campus Duque de Caxias

Termo aditivo entregue no dia 12/08 permite reformas e construções no campus

A reitoria e a direção do Campus Duque de Caxias reuniram-se, na segunda-feira (12/08), para marcar um grande passo na consolidação da unidade. Foi entregue o termo aditivo à seção do espaço, fruto de uma articulação entre reitoria, campus e prefeitura, que garantiu a autorização para realização de obras de manutenção e para a expansão do Campus Duque de Caxias.

Entre as propostas dessa expansão, estão a construção de um refeitório estudantil, um novo prédio para ampliação do número de salas de aula, biblioteca, auditório e, ainda, a consolidação do prédio atual com reformas de infraestrutura e manutenção. Essas obras, que começarão no segundo semestre, fazem parte do Programa de Aceleração e Crescimento do governo federal, reforçando o compromisso com o avanço e a consolidação das demandas da comunidade.

“Esse é um grande passo para o futuro do Campus Duque de Caxias e de toda a nossa rede. A reitoria segue firme no compromisso de fortalecer nossas unidades e oferecer cada vez mais qualidade para todos. Agora será feito um trabalho em conjunto, entre reitoria e campus, para que possamos dar continuidade no processo, pois esse foi um primeiro e importante passo”, disse o reitor do IFRJ, Rafael Almada.

Expansão será na parte lateral do terreno que hoje abriga o campus

O diretor de Articulação Institucional do IFRJ, Julio Page, explicou que, antes da assinatura do termo de autorização para realização de benfeitoria, havia uma particularidade no termo de cessão de uso das instalações do campus que fazia com que fosse necessário um trâmite burocrático em que a prefeitura precisava autorizar todas as obras que fossem realizadas no imóvel e suas dependências: “Isso não é comum em cessões por 99 anos, como as que costumam contemplar os campi da rede federal. Mas no caso de Duque de Caxias, essa cláusula existia e representava um entrave a mais na hora de reformarmos ou construirmos no campus. Com esse termo aditivo, a gente modifica essa cláusula e passa a ter mais liberdade e autonomia para fazer o que for preciso. Isso é uma conquista histórica para esse campus”, contou.

A diretora-geral do campus, Celiana Lima, agradeceu o empenho da gestão em resolver a questão. “Estou muito feliz e muito grata por todo o esforço. Nós tínhamos um documento de cessão, mas ele não deixava claro o que estávamos autorizados a fazer. Então, sentei com o Rafael e com o Julio e expliquei que precisávamos ter um documento claro que nos permitisse a reforma e construção. Então agradeço por terem nos recebido, escutado a gente e o que queríamos fazer. Por estarem disponíveis e por terem ouvido e dado prosseguimento à demanda. Vocês fizeram o acompanhamento com a gente, estivemos em Brasília para pedir mais esclarecimentos e buscarmos apoio. Então só tenho a agradecer neste momento por termos essa conquista”, declarou.

"Muito se fala sobre expandir o número de alunos, mas é preciso atender plenamente os alunos que já estão na instituição. E poder oferecer mais infraestrutura, como um bandejão, uma biblioteca, um auditório para o aluno que está no instituto, é um grande passo que nos deixa muito feliz", finalizou a pró-reitora de Extensão, Ana Luísa Soares.