Logo IFRJ

Uma maratona de grandes ideias

O Campus Rio de Janeiro sediará a sua primeira edição do Hackathon, evento que reúne programadores, designers e outros profissionais ligados ao desenvolvimento de softwares em maratonas de trabalho, com o objetivo de criar soluções específicas para um ou vários desafios. Será realizado no dia 21 de setembro, no auditório e salas do campus. Participarão discentes, docentes e técnicos administrativos.

Originalmente, trata-se de um evento da comunidade tecnológica, em que buscavam pessoas para ‘maratonar’ na produção de novos aplicativos, programas e inovações. A palavra ‘Hackathon’ é uma mescla entre os termos hack - derivado do inglês e vem do verbo to hack, no sentido de programar de forma excepcional - e marathon – maratona, ou seja, maratona de programação.

Peterson Medeiros, ex-aluno do IFRJ e um dos idealizadores do projeto, explicou que o Hackathon é um projeto de imersão, onde grupos são trancados em uma sala e passam o dia pensando e trabalhando em uma ideia. “Nosso evento de imersão será de um dia, mas alguns podem durar uma semana”, contou.

Peterson disse, também, que foram criados dois pontos para que os participantes pensassem: problemas que eles gostariam de resolver a curto e médio prazos; e problemas a longo prazo. “Com base nessas informações, fizemos uma análise de dados e dividimos por categorias mais pontuadas, apresentamos ao diretor geral do campus e, a partir disso, definimos um tema”, explicou.

O tema desta edição é um mistério que só será revelado no dia do evento. Os grupos serão sorteados e, com isso, o grande objetivo do evento é fazer com que pessoas que nunca se falaram possam trabalhar e tentar debater problemas recorrentes do campus, a fim de buscar resoluções.

Os participantes serão apresentados a um panorama geral da escola, sendo informados a respeito da questão financeira, pedagógica e indicadores. Com esses dados em mãos, terão como desafio montar um projeto base. No fim do dia, cada grupo fará uma apresentação, que será filmada e enviada para a comissão avaliadora, que levará em conta três quesitos: factibilidade, originalidade e inovação. A divulgação do grupo vencedor acontecerá no dia 10 de outubro, no auditório do campus.

Colaboração: Fernanda Monteiro

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS