Marielle Franco é homenageada em peça teatral no campus Duque de Caxias

O campus Duque de Caxias foi palco para a peça teatral “Marielle Presente”, em quatro apresentações durante a última sexta-feira, 15. Encenado pelo Dionísia Urbana - grupo de teatro do campus, há mais de cinco anos sob a coordenação da professora Juliana Cavassin -,  o espetáculo homenageia a vereadora Marielle Franco, assassinada em 2018, e propõe uma reflexão sobre violências contra a população negra, jovem, pobre, LGBTQ+, além de outras formas de intolerância. Cerca de 250 pessoas, entre estudantes, servidores e membros da comunidade externa, assistiram às apresentações.

Marielle Franco foi eleita para a Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro em 2016 e atuava em questões ligadas a populações marginalizadas. Em 14 de março de 2018, ela foi assassinada em um atentado no qual também morreu seu motorista, Anderson Pedro Mathias. O crime ainda não foi elucidado. Segundo Juliana Cavassin, a data de um ano do assassinato e os debates levantados no mês das mulheres motivaram a encenação da peça, em parceria com o Grêmio da escola.

"A peça fala do assassinato não esclarecido de Marielle Franco e Anderson e de outros crimes cometidos em nome do ódio, do despreparo da polícia e das injustiças sociais", diz Cavassin. "É um grito de indignação do Grupo de Teatro com essa realidade que assola o Brasil, sobretudo o Rio de Janeiro, mas com uma mensagem de esperança e luta por dias melhores."

"Marielle Presente" estreou no campus em maio de 2018 e já conta com mais de dez apresentações, incluindo externas, como UERJ, UFRRJ - Campus Nova Iguaçu e o Colégio Pedro II - Duque de Caxias. O grupo Dionísia Urbana conta hoje com 11 integrantes, entre estudantes dos cursos médio e técnico, da graduação, além de egressos.

Após a apresentação, houve um debate mediado pela técnica em Assuntos Educacionais Fernanda Gouveia, que contou com a presença da aluna Landara Marcele Oliveira de Araujo e da diretora-executiva da AERJ (Associação dos Estudantes Secundaristas do Estado do Rio de Janeiro), Giovanna Almeida Tavares. Na plateia, estavam representantes da Associação de Moradores do Sarapuí, professores e alunos do ensino médio do campus.