Meliponário Mirim: formando guardiões ambientais

O projeto de extensão “Meliponário Mirim: formando guardiões ambientais”, com o objetivo de promover a educação ambiental entre crianças de escolas públicas da área rural de Pinheiral, apresentará a importância das abelhas sem ferrão.

“Atualmente, muitas crianças têm uma visão negativa sobre as abelhas sem ferrão, confundindo-as com marimbondos e outros insetos. Por meio deste projeto, elas terão a oportunidade de conhecer as espécies nativas da região, o que contribuirá para uma maior apreciação e respeito pela biodiversidade local,” declarou o professor Lucas Peres Guimarães, coordenador do projeto.

No dia 14 de agosto, o estudante do 1º ano do curso técnico em Meio Ambiente, Arthur Magalhães, esteve acompanhado do professor Lucas, na Escola Municipal Miguel Barbosa Júnior.

Durante a visita, a equipe do projeto trouxe informações e curiosidades sobre as abelhas e instalaram um artefato para atrair abelhas sem ferrão da espécie Jataí. De acordo com o professor Lucas, essa espécie inofensiva permitirá que as crianças as conheçam de perto.

Além disso, destaca-se que a escola está sendo preparada para a plantação de flores que são características do habitat das abelhas sem ferrão.
“A atração das abelhas ao local facilitará a polinização e uma convivência harmoniosa entre as crianças e a natureza, além da conservação das abelhas sem ferrão,” analisou o professor Lucas.

O mesmo trabalho será realizado também na Escola Estadual Municipalizada Coronel Laudelino Alexandre da Silva.

Produção: Ascom Pinheiral