Logo IFRJ

Mulheres e Imigração

palestra no auditorio do campus Volta Redonda

Ciclo de discussões tem encerramento com debate sobre identidade, memória e história da mulher

Em continuidade à palestra do dia 4 de junho, com o título ‘”Mulheres e Violência”, aconteceu no auditório do campus Volta Redonda a última palestra do Ciclo de Discussão sobre Gênero, proposta pelo Núcleo de Estudos de Gênero (NEG). O tema dessa vez foi “Mulheres e Imigração”, com a professora do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) e pesquisadora, Syrléa Marques. O evento reuniu alunos dos cursos Técnicos e Graduação, junto a professores da unidade, no dia 11 de junho.

Syrléa Marques, pós-doutora pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), foi a palestrante desse último encontro do Ciclo de Debates e trouxe o tema por meio de um diálogo com suas experiências de pesquisa do doutorado. Ela compartilhou as histórias de mulheres provenientes de aldeias italianas, que precisavam emigrar em navios lotados, com filhos e situações precárias. O preconceito era uma realidade que as mulheres da época precisavam administrar, já que sua saída não era bem vista pelos familiares, principalmente pelos maridos.

A aluna Thamiris Lopes, do 7º período do curso de Licenciatura em Física, comentou suas impressões sobre a palestra. “O que me chamou mais a atenção foi a pesquisa que a palestrante fez com diversas mulheres imigrantes, o que foi uma novidade para mim. O fato das famílias se distanciarem por conta dessa imigração me chamou a atenção, porque é algo que acontece não só em outros países, mas em cada família, o que é bem próximo a nós”, disse.

Syrléa contou um pouco sobre a temática, frisando que toda família brasileira tem uma história e possui um imigrante. “Pensar em imigração é pensar história, como o projeto de vida e história de pessoas que mudam de país, cidade, para construir sua própria trajetória. A cidade de Volta Redonda, por exemplo, foi construída em 1941 e muitos de seus moradores vieram de outros lugares. Ao final da palestra surgiram várias histórias de familiares que precisaram sair de suas cidades para buscarem melhoria de vida, para colaborar financeiramente com seus parentes e dar uma possibilidade mais digna de vida”, apontou.  

A professora Rosângela Pereira, coordenadora do NEG, contou sobre sua satisfação em realizar o evento: “As duas temáticas são atuais e relevantes para o processo de formação dos alunos. Os participantes gostaram muito das discussões, participaram e acho que a atividade cumpriu seu papel. Espero mobilizarmos mais alunos para as próximas atividades”, concluiu.

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS