Logo IFRJ

O mundo de olho em pesquisadores do IFRJ

Dois professores do IFRJ se destacam em uma lista de 21 cientistas cujos artigos publicados estão entre os mais procurados do planeta. Divulgada anualmente pela empresa Clarivate Analytics, a lista de 2021 (publicada na Revista PESQUISA FAPESP, em 16 de novembro), evidencia papers que alcançaram grande visibilidade internacional, e entre 6.602 autores, apenas 0,3% pertencem a instituições brasileiras. É nessa seleção que estão o engenheiro químico Adriano Gomes da Cruz e a nutricionista Márcia Cristina da Silva, ambos do Campus Rio de Janeiro.

Trabalhos em áreas como epidemiologia, ciência de alimentos, virologia e mudanças climáticas fazem parte da produção de conhecimento brasileira, que se conecta a assuntos que estão em alta para a ciência, e dessa forma mobilizam pesquisadores mundo afora.  Particularmente, outro destaque do Brasil na lista envolve uma rede de cientistas de alimentos de São Paulo e do Rio de Janeiro.

Um ótimo exemplo é o grupo da Unicamp, que conta com pesquisadores da Universidade Federal Fluminense (UFF) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), que criaram produtos probióticos, como iogurtes, queijos e bebidas.  De acordo com Adriano Gomes da Cruz, coordenador do Laboratório de Processamento de Alimentos do IFRJ, existem consumidores interessados em aumentar o valor nutricional dos alimentos, e a adiação de probióticos em produtos lácteos, explica, tem benefícios comprovados à saúde.  Já a nutricionista Márcia Cristina da Silva lembra que o grupo criou queijos, bebidas lacteas, sorvetes e leite flavorizado com características funcionais, que foram, inclusive, objetos de pedidos de patentes.    

marcia cristina em primeiro plano
Márcia Cristina da Silva

Uma outra área de interesse desse grupo é o aquecimento ôhmico, obtido com a passagem de corrente elétrica alternada no alimento. A tecnologia tem potencial para controlar a proliferação de bactérias patogênicas, sem as perdas nutricionais causadas pela esterilização UHT, método amplamente disseminado.

Adriano e Márcia dizem que para o IFRJ, e em particular para o Curso de Alimentos, é uma grande satisfação ter dois pesquisadores na lista dos mais influentes do mundo.  “Tal alcance demonstra a seriedade e relevância das pesquisas desenvolvidas na Instituição, em particular na área de ciência e tecnologia de leite e derivados, tecnologias emergentes de processamento de alimentos e probióticos e prebíóticos”, diz Adriano.

Adriano gomes da Cruz
Adriano gomes da Cruz

O coordenador diz que essas pesquisas consistem na otimização de parâmetros operacionais para aplicação de aquecimento ôhmico e ultrassom de alta intensidade nas características físico-químicas, sensoriais e nutricionais de produtos lácteos bem como o desenvolvimento de queijos, leites fermentados, sobremesas e bebidas lácteas funcionais, em particular adicionados de bactérias probióticas e ingredientes prebioticas.

 

 

 

 

 

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS