Ensino de Ciências por Investigação na USP para alunos do IFRJ

Professores e alunos do campus Volta Redonda participaram do Encontro de Ensino em Ciências por Investigação (EnECI) na USP em São Paulo, entre os dias 15 e 17 de maio de 2017. Os discentes apresentaram trabalhos, orientados pelos professores de física Paulo Victor Santos e Marco Aurélio do Espírito Santo.

O evento proporcionou aos participantes a oportunidade de ter contato com a vanguarda da pesquisa em ensino por investigação no Brasil. No evento, que contou com a presença de pesquisadores nacionais e internacionais, ocorreram palestras, mesas-redondas e apresentação de trabalhos na área de ensino por investigação. O objetivo foi apresentar o estado da arte e discutir potencialidades na implementação deste enfoque em sala de aula.

Uma das palestras foi realizada pelo pesquisador americano Richard Duschl, professor de Educação em Ciências da Universidade Estadual da Pensilvânia, nos Estados Unidos. A palestra foi intitulada: “Projetando Práticas de Construção de Conhecimento em três partes: coordenação de Currículo – Instrução - Avaliação com objetivo de aprendizagem Conceitual - Epistemológica – Social”.

A aluna Danielle Pereira, do 5° período do curso de Licenciatura em Física, apresentou o trabalho “Que lâmpada brilha mais?”, que aborda o ensino da Eletrodinâmica por investigação. A aluna é voluntária do Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica e Tecnológica (PIVICT). A discente Renata Lopes, do 3° período da Licenciatura em Matemática e bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica (PIBICT), apresentou um trabalho com tema “Como é realizada a identificação balística?”, tratando de uma proposta experimental para o ensino de óptica e geometria fractal no ensino médio.

professor Paulo Vitor

Ambos os trabalhos foram orientados e são de coautoria do professor Paulo Victor Santos, que também apresentou um trabalho intitulado “Homens, dinossauros e pegadas: uma atividade investigativa para o ensino médio”, que aborda como o enfoque em ensino por investigação pode ser usado para a discussão da modelagem científica. O trabalho é de coautoria do professor Fernando dos Santos, aluno do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, polo Volta Redonda – RJ.

O aluno Jonathas Rodrigues, 8° período da Licenciatura em Física e também bolsista do PIBICT, apresentou um trabalho intitulado “Do painel fotovoltaico ao estudo de geradores: uma proposta para estudo da física moderna e contemporânea no ensino médio”, orientado pelo professor Dr. Marco Aurélio do Espírito Santo.

A participação no evento e apresentação dos trabalhos evidencia a qualidade da pesquisa em ensino de Física que tem sido realizada no Instituto Federal do Rio de Janeiro, campus Volta Redonda, nos anos recentes.