Biologia em Foco

professor ministrando a palestra no auditório do campus Rio de Janeiro

Alunos do campus Rio de Janeiro receberam o pesquisador do Instituto Nacional do Câncer (Inca), Guilherme Suarez-Kurtz, para ministrar a palestra intitulada "Farmacogenômica Populacional", no auditório da unidade, no dia 15 de setembro. O evento fez parte do ciclo de palestras “Biologia em Foco” que acontece toda sexta-feira às 12h.

A palestra abordou de que maneira a farmacogenética – estudo da influência das características individuais genéticas na resposta aos medicamentos – pode ser aplicada e quais as implicações da diversidade da população na utilização dela.

O pesquisador apresentou vários exemplos de como a população pode variar entre as principais categorias do IBGE – brancos, pardos, negros – e entre as regiões do Brasil. Além disso, mostrou como essa variabilidade pode ser importante no uso da farmacogenética dependendo do grupo de medicamentos que a pessoa usa. Na palestra, o professor usou como exemplo os imunossupressores, tipo de medicamento que atua bloqueando reações do sistema imunológico.

Para a aluna Aline Regina Liberato, do 7º período de Química, o tema da palestra foi uma novidade e a permitiu entender um pouco mais sobre um assunto que não conhecia bem: “Aprendi bastante coisa que não sabia. Sei alguma coisa de genética, mas não tão aprofundado e achei isso bem legal”, contou Aline.

Já o estudante Paulo Borges, do 5º período de Biotecnologia, acredita que a apresentação esclareceu muitos pontos importantes. “A palestra mostrou que além da cultura, o Brasil tem uma diversidade genética gigantesca, é como um mundo à parte da Terra”, concluiu o estudante.