Projeto de Extensão une esporte de aventura e educação ambiental em Volta Redonda

alunos e professores posando para foto na quadra do campus Volta Redonda

As quadras do campus Volta Redonda foram palco das primeiras ações do projeto de extensão “Educação Física e os jogos de vertigem: possíveis diálogos entre o IFRJ-VR e a comunidade”, coordenado pelo professor de Educação Física do campus, Marcelo Alves. As ações, que aconteceram no dia 23 de setembro, tiveram como objetivo ampliar a cultura corporal dos alunos da rede pública municipal de Volta Redonda, por meio da prática do esporte de aventura e da educação ambiental.

As atividades realizadas envolveram jogos de vertigem – tirolesa, escalada, oficina de equilíbrio e skate – com alunos do Colégio Professora Delce Horta Delgado, que pertence à Fundação Educacional de Volta Redonda (FEVRE), ligada à Rede Municipal de Ensino. “A intenção é propiciar outras experiências aos alunos, permitindo que estes tenham contato com a incerteza e a perda momentânea da estabilidade da percepção”, disse o professor Marcelo.

O projeto abarca duas temáticas que se articulam nas escolas e que são fundamentais para a sociedade contemporânea, em especial para a Educação Física brasileira. Uma delas é a dificuldade que envolve o conhecimento adequado à realização de tais práticas corporais e o acesso aos recursos materiais necessários; a outra é a ampliação da cultura corporal de movimento, uma vez que, historicamente, a Educação Física brasileira se utiliza, primordialmente, de esportes tradicionais, como vôlei, handebol, basquete e futsal. O projeto inclui, ainda, a compreensão dos impactos que esses esportes exercem na natureza.

O projeto conta com a colaboração do professor de Educação Física da unidade Jorge Ricardo Bueno Leal, do docente da disciplina “Esporte de Aventura” do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) Cassio Martins e do estagiário Gustavo Kozlowski, também do UniFOA.