Por uma educação além da sala de aula

cartazes de orientação pendurados

Uma exposição sobre o tema “surdez” foi realizada no campus Nilópolis, pelo professor de Libras da unidade, Fabiano da Rocha, no dia 27 de setembro. A exibição, que contou com a participação dos alunos, teve como objetivo executar um trabalho diferenciado de divulgação do conteúdo trabalhado na disciplina.

A iniciativa de trazer o tema para fora da sala de aula e usar métodos diferentes de avaliação ocorre a cerca de três anos. A ideia é construir um diálogo e fazer com que a comunidade acadêmica também tenha acesso ao assunto.

O professor explica por que esse ano escolheu especificamente a exposição: “Escolhi fazer a exposição justamente por causa do tema Setembro Azul, mês onde a comunidade surda, que envolve profissionais da surdez, família, amigos e usuários de libras, comemora datas importantes como o dia de criação do Instituto Nacional de Educação dos Surdos”, afirmou Fabiano.

Além disso, ele ressalta a importância de entender Libras como língua, e não idioma. “Um dos mitos é a ideia de que Libras, apesar de ser língua e idioma, ser chamada de linguagem de sinais. Não existe linguagem portuguesa, por exemplo. Libras é língua”, concluiu o professor.

O professor de Libras do campus Nilópolis, Fabiano da Rocha, realizou uma exposição sobre o tema surdez, que tinha como objetivo executar um trabalho diferenciado de divulgação do conteúdo trabalhado na disciplina. A atividade que contou com a participação dos alunos aconteceu no dia 27 de setembro.