Editais Anteriores

Edital 04/2016 - Experiências Exitosas no Ensino de Graduação do IFRJ

Edital 05/2016 - Relatos de Experiências do PIBID/IFRJ

Edital 06/2016 - Publicação de Livro Eletrônico do Programa de Educação Tutorial – PET/IFRJ

EDITAL PROGRAD Nº 04/2016 - CHAMADA INTERNA Experiências Exitosas no Ensino de Graduação do IFRJ

HOMOLOGAÇÃO - Relatos submetidos

Formulário para submissão de relato de experiência: prazo expirado

ANEXO I – MODELO DE APRESENTAÇÃO DO RELATO DE EXPERIÊNCIA

ANEXO III – TERMO DE RESPONSABILIDADE DE DIREITOS AUTORAIS

A edição do livro eletrônico relacionada a este Edital está vinculada à II IEG-IFRJ e tem como tema Experiências Exitosas no Ensino de Graduação do IFRJ, o mesmo de uma mesa-redonda que será realizada durante o evento.

Os relatos de experiências selecionados por este Edital comporão a publicação Experiências Exitosas no Ensino de Graduação do IFRJ – Cadernos Prograd IFRJ

Prinicipais objetivos

* Disponibilizar para conhecimento da comunidade experiências exitosas nos cursos de Graduação do IFRJ, nas seguintes modalidades: Bacharelado, Licenciatura e Curso Superior de Tecnologia.

* Propiciar a integração e a troca de experiências e de informações entre servidores e alunos vinculados aos cursos de Graduação dos campi do IFRJ.

* Estimular a comunidade e incluí-la na discussão de ações que visem à qualidade do ensino, ao acesso, à permanência e ao êxito estudantil.

* Despertar e incentivar novas e potenciais ações que subsidiem o desenvolvimento do ensino de Graduação no IFRJ.

EDITAL PROGRAD Nº 05/2016 - CHAMADA INTERNA - Relatos de Experiências do PIBID/IFRJ

RELATOS HOMOLOGADOS

Novo prazo para envio do Termo de Responsabilidade de Direitos Autorais - 03/10/2016

INSCRIÇÕES PRORROGADAS ATÉ 20/09/2016

Formulário de Inscrição - Relatos de Experiências do PIBID/IFRJ:: prazo expirado

ANEXO I – MODELO DE APRESENTAÇÃO DO RELATO DE EXPERIÊNCIA

ANEXO III – TERMO DE RESPONSABILIDADE DE DIREITOS AUTORAIS

O volume do livro eletrônico relacionado a este Edital tem como tema Relatos de Experiências do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – Pibid/IFRJ.

O relato deve descrever uma situação real desenvolvida pelo(s) autor(es), configurando uma experiência relevante e exitosa em relação à formação de professores para a educação básica, à articulação entre teoria e prática, à qualidade do ensino, à permanência, ao êxito estudantil e ao desenvolvimento do ensino de Graduação voltado a Licenciaturas no IFRJ.

Principais Objetivos

Disponibilizar para conhecimento da comunidade, interna e externa ao IFRJ, experiências relevantes e exitosas do Pibid/IFRJ.

* Propiciar a integração e a troca de experiências e de informações entre docentes, supervisores e alunos vinculados aos subprojetos do Pibid/IFRJ, bem como contribuir para a divulgação e integração interinstitucional no âmbito do Pibid.

* Estimular a comunidade para a discussão e difusão de ações, ideias e propostas de práticas pedagógicas relevantes ao ensino de qualidade na educação básica.

* Registrar experiências relevantes e exitosas do Pibid/IFRJ desde a origem do programa até os dias atuais.

* Despertar e incentivar novas e potenciais ações que subsidiem o desenvolvimento do ensino de Graduação no IFRJ, em especial as Licenciaturas.

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Formulário para submissão: clique aqui (07 a 21/10/2016)

ANEXO II – TERMO DE RESPONSABILIDADE DE DIREITOS AUTORAIS

O volume do livro eletrônico relacionado a este Edital tem como tema Publicação de Livro Eletrônico do Programa de Educação Tutorial – PET/IFRJ.

Principais Objetivos

* Disponibilizar para conhecimento da comunidade, interna e externa ao IFRJ, experiências relevantes e exitosas do PET/IFRJ.

* Propiciar a integração e a troca de experiências e de informações entre docentes e alunos vinculados aos projetos do PET/IFRJ, bem como contribuir para a divulgação e integração interinstitucional no âmbito do PET.

* Estimular a comunidade para a discussão e difusão de ações, ideias e propostas relevantes ao ensino, pesquisa e extensão no âmbito do PET/IFRJ, introduzindo a discussão da metodologia tutorial no ensino de graduação.

* Registrar experiências relevantes e exitosas do PET/IFRJ desde a origem do programa até os dias atuais.

A submissão do trabalho ocorrerá por Unidades ( conjunto de artigos submetidos por proponente)

Cada Unidade deverá iniciar-se com um artigo introdutório sobre o projeto, de autoria do(a) tutor(a), apresentando o grupo PET.  Os artigos seguintes serão de escrita livre e relacionados às atividades do grupo e devem conter aporte teórico, objetivos, metodologia, principais resultados e considerações finais.

A publicação do Livro Eletrônico do Programa de Educação Tutorial – PET/IFRJ será composta por três Seções, sendo cada qual uma Unidade de um grupo PET/IFRJ, a saber:

PET Conexões de Saberes: PRODUÇÃO CULTURAL – campus Nilópolis;

PET Conexões de Saberes: SEXUALIDADE E EDUCAÇÃO SEXUAL – campus Realengo;

e PET QUÍMICA SUPRAMOLECULAR, NANOCIÊNCIAS E NANOTECNOLOGIA – campus Duque de Caxias.