Logo IFRJ

Plantio de 700 mudas promove reflorestamento em Pinheiral

Participantes da atividade ao lado de mudas reflorestadas

Uma atividade de reflorestamento realizou o plantio de 700 mudas de espécies florestais nativas na margem do Ribeirão Cachimbau, em Pinheiral. Quatrocentas destas mudas fazem parte de um experimento de controle de vegetação invasora. Uma ação de encerramento foi realizada no dia 9 de dezembro.

 

O plantio tem o objetivo de promover a recomposição de uma Área de Preservação Permanente (APP), localizada no Laboratório de Piscicultura do campus Pinheiral. O responsável pela iniciativa no campus, o engenheiro florestal Maurílio de Faria Vieira Júnior, explicou a importância da ação: “A recomposição de uma área promove a diminuição do processo de erosão e atrai a fauna, que faz, naturalmente, o transporte de sementes. Além de promover outros benefícios ambientais”, disse.

 

A atividade contou a com a presença do Engenheiro Maurílio; do Técnico em Agropecuária Marlon Sarubi da Silva; do Professor Mauro Passos, da Universidade Federal Fluminense; representantes da organização da sociedade civil de interesse público (OSCIP), certificadores da ONG Prima, além de funcionários de campo do campus e familiares dos envolvidos.

 

Maurílio explicou, ainda, que o Professor Mauro Passos computará o plantio como crédito de carbono a ser gerado com o transporte e na produção de materiais diversos necessários para a promoção de um congresso a ser realizado em 2017, no Rio de Janeiro.

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS