Atividade de extensão oferece treinamento a produtores rurais

Várias pessoas estão de pé em volta de mudas sendo plantadas por outras pessoas

A segunda edição do curso prático de Viveiricultura, oferecido pelo campus Pinheiral do Instituto Federal do Rio de Janeiro, realizou na tarde de 29/11 o “Dia de Campo”. A atividade apresentou técnicas de manejo e poda em citrus — laranja, limão e tangerina — a produtores rurais de Pinheiral e região.

O grupo se reuniu na propriedade do aposentado e produtor rural de Pinheiral, Gilson Antônio da Silva. “Sem a ajuda do campus, a gente planta do nosso jeito. Com isso, às vezes, a gente colhe, em outras, não”, declarou Gilson.

O instrutor da capacitação, o técnico em Agropecuária Almir Ferreira, apresentou ao grupo temas como técnicas de poda de formação, de limpeza e de produção. Os técnicos em Agropecuária, Marcus Vinícius de Castro Rocha e José Roberto Lima de Jesus, auxiliaram a condução da atividade, que também contou com a participação do estudante do terceiro período do curso técnico em Agropecuária, Victor Hugo Souza.

Segundo a professora Dayse Oliveira, responsável pela atividade, é muito comum que, por falta de conhecimento, produtores rurais percam plantios e mudas ou até mesmo não obtenham os resultados esperados da produção. “No caso do senhor Gilson, ele não havia respeitado a distância necessária entre mudas de citrus e teria problemas futuros”, explicou.

Sobre o curso prático de Viveiricultura

Grupo de alunos e professores posam para a foto

O curso prático de Viveiricultura teve o objetivo de apresentar técnicas de produção de mudas florestais e hortaliças, com foco nos produtos orgânicos. A ação teve início em novembro e o último dia do curso aconteceu no dia 1º de dezembro.

A coordenadora do projeto, professora Dayse Oliveira, explicou que o curso está em sua segunda edição devido à alta procura. A primeira edição foi dirigida, prioritariamente, a integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), em Piraí, e não conseguiu atender a toda demanda de produtores rurais de Pinheiral e região.

Dayse explicou, ainda, que os produtores orgânicos certificados precisarão, a partir de 2017, atender uma demanda em que se exige o plantio com mudas orgânicas ou com mudas produzidas pelos próprios produtores. Assim sendo, o curso buscou atender uma necessidade de capacitação desses produtores.

A iniciativa conta com o apoio da Pró-reitoria de Extensão do IFRJ. A equipe de elaboração do curso é composta também pelo professor José Tadeu, e pelos técnicos José Roberto Lima de Jesus, Almir Ferreira, Marcus Vinicius de Castro Rocha e a colaboração do técnico em Agropecuária, Luciano Villarinho.