Campus Pinheiral promove encontro sobre dia da Consciência Negra

Tata Mukuami falou sobre a diversidade da Umbanda

O campus Pinheiral realizou o “I Encontro do dia da Consciência Negra” no último dia 23. O evento, que reuniu mais de 170 pessoas, apresentou um pouco sobre a cultura de matriz africana e abordou assuntos sobre a questão do negro no Brasil, como o racismo. O encontro contou com três palestras: “Candombé e diversidades: nações, diferenças e aproximações”, por Tata Mukuami; “Religião e Trabalho”, por Antonio Carlos Pacheco; e “Umbanda: entre conceitos e preconceitos”, por Guilherme Furusawa, que falou sobre a importância do encontro para que se desfaçam eventuais julgamentos discriminatórios da cultura africana. “Acho fundamental um evento desses para ampliar a mente dos jovens. Pode ajudar a diminuir o preconceito”, apontou o palestrante. Também foram exibidos vídeos sobre o tema e reproduzidas canções de matriz africana.

O aluno Yago Galdino, do terceiro ano de Meio Ambiente e um dos organizadores do encontro, acredita que o racismo existe até hoje por ser uma construção social: “Erradicar o racismo é muito difícil, mas nós podemos fazer nossa parte para minimizar o impacto e fazer com que as pessoas se sensibilizem”, afirmou o estudante.

O professor de história Magno Fonseca Borges, que coordenou a comissão organizadora do evento, explicou a importância do trabalho do NEABI no campus. "É preciso dialogar com a comunidade escolar e promover uma educação plural com a inclusão de referenciais culturais de matrizes indígenas e afro-brasileiras”, destacou o docente.

O “I Encontro do dia da Consciência Negra” foi promovido pelos alunos com apoio do NEABI, da Direção de Ensino e da Coordenação de Extensão. Participaram os estudantes Yago Galdino (terceiro ano do curso técnico em Meio Ambiente), Pérola Braga (segundo ano do curso técnico em Meio Ambiente), Jaciara Ponciano (terceiro ano do curso técnico em Meio Ambiente) e Matheus Souza (primeiro ano do curso técnico em Agropecuária).