Reflexões sobre o PIBID no IFRJ
Com o auditório lotado, o campus Nilópolis sediou o encontro de culminância do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID/IFRJ, o “Reflexões sobre PIBID no IFRJ”. O objetivo do evento, que ocorreu no dia 2 de março, era a reflexão acerca das experiências passadas pelos bolsistas, supervisores e coordenadores de área em relação às contribuições do programa, vigente no período de 2014 até 2018.
A mesa de abertura contou com a participação da pró-reitora de Ensino de Graduação, Elizabeth Augustinho; da diretora de Ensino de Graduação e Pós-Graduação, Fabiana Almeida; e do coordenador Institucional do PIBID-IFRJ, José Ricardo de Almeida, que ressaltou a importância em finalizar o projeto mesmo num momento de crise.
“Chegar a este fim não foi fácil. Tivemos um trabalho árduo ao longo de todo o processo. Estivemos para acabar, mas não acabamos, resistimos. Um mérito de um grande grupo no nosso país, não só no IFRJ, que está lutando pelo PIBID”, afirmou.
O evento contou ainda com uma palestra sobre o histórico dos resultados do programa, que foi proferida por José Ricardo e pela coordenadora de Gestão de Processos Educacionais, Gabriela Salomão. Segundo ela, a maioria dos alunos iniciam a graduação nos cursos de licenciatura sem o desejo de serem professores, mas, ao participarem do programa e estarem em contato com outras formas de ensino, mudam de ideia.
“A formação e a trajetória formativa modifica esse desejo. O PIBID proporciona a possibilidade de o aluno estar inserido na escola pública e vivenciar na prática o que é ser professor e, com isso, muitos se apaixonam”, disse.
A coordenadora disse, ainda, que o programa modifica o ponto de vista dos alunos: “Os licenciandos passam a entender o que é ser docente dentro da escola pública, e mudam a sua visão sobre as instituições públicas”, acredita Gabriela.
Por fim, deu-se início a uma roda de conversa onde todos os presentes no encontro, desde alunos até professores, falaram sobre suas experiências e impactos participando do programa e como o mesmo colaborou para sua formação docente.
Ao longo dos últimos quatro anos, o PIBID teve cerca de 350 alunos do Instituto como bolsistas de iniciação à docência, 35 supervisores, 27 professores envolvidos com o projeto e mais de 300 publicações.