Inauguração em Belford Roxo

Mesa composta por Fábio Silva, o reitor Paulo Assis, a secretária Dilcéia e Thayron Rangel

O reitor do IFRJ, professor Paulo Assis, esteve nesta quarta-feira (21/12) no campus em implantação Belford Roxo para realizar a entrega da primeira parte das obras da unidade. Nesta nova construção funcionarão os laboratórios do campus, que continua com aulas no CIEP Constantino Reis. No futuro, este espaço que fica em frente ao 39° Batalhão da Polícia Militar, abrigará a sede definitiva.

De acordo com o reitor, essa é apenas uma amostra do que o instituto tem a oferecer à população. “Está previsto nos planos de construção um prédio de cinco andares, com capacidade para atender cerca de 1.500 alunos. Pedimos que vocês propaguem o nome do IFRJ para que mais pessoas saibam que podem ter acesso a um ensino público, gratuito e de qualidade. A construção deste campus tem sido uma luta de todos nós para oferecer nosso melhor vocês”, disse Paulo Assis.

O diretor de implantação do campus Belford Roxo, professor Fábio Silva, enfatizou que o dia era de cumprimento de um acordo firmado entre o IFRJ e o município. “Conseguimos superar todos os desafios para estarmos aqui hoje, entregando a parte inicial do campus à comunidade. Já tínhamos começado as atividades em um local provisório, mas essa é uma noite de consolidação”, disse.

Fábio Silva, o reitor Paulo Assis, a secretária Dilcéia e Thayron Rangel

Representando a prefeitura, a secretária municipal de Ciência e Tecnologia, Dilceia da Rocha Quintela, afirmou ser um dia especial para todos e destacou o esforço do governo local para que o compromisso firmado durante a gestação anterior fosse cumprido. “Quando assumimos, o Instituto já estava previsto, mas o município não tinha doado um terreno ainda. Nos mobilizamos então para conseguir um espaço que atendesse às demandas, negociamos pormenores, tudo para alocar o IFRJ. O dia de hoje é uma conquista, pois não foi fácil conseguirmos dispor desta terra”, explicou.

Compuseram ainda a mesa da solenidade a diretora de Ensino do campus, Alda Maria Coimbra Aguilar Maciel; e o diretor Administrativo do campus, Thayron Rodrigues Rangel.

Formatura

Na mesma ocasião, foram entregues as declarações a 28 alunos que concluíram cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC). Os formandos provinham dos cursos Desenvolvimento de Produto Têxtil e de Moda; Ecodesign de Acessórios de Moda; e Empreendedorismo e Gestão de Negócios. Cada turma recebeu a certificação das mãos de seus professores representantes e um aluno de cada curso falou ao público para agradecer pela oportunidade oferecida pelo Instituto, pela dedicação da equipe docente e pelas amizades formadas ao longo das aulas. Ao final, os presentes puderam saborear bolo com refrigerante para fechar as comemorações.

Evento de formatura dos cursos FIC no auditório do IFRJ.