Logo IFRJ

Laboratórios do campus Pinheiral obtém títulos de inspeção municipal

Presentes na reunião mostram papéis dos títulos para serem fotografados

O campus Pinheiral recebeu títulos de Registro Provisório do Serviço de Inspeção do Município (SIM) para a planta da área de processamento de leite do laboratório de Agroindústria e para o laboratório de Apicultura. Uma solenidade com a direção da unidade, agentes da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural da Prefeitura Municipal de Pinheiral e servidores da unidade envolvidos no trabalho de aquisição dos títulos marcou a entrega dos registros. A reunião foi realizada no dia 12 de abril.

Com a aquisição dos títulos, o campus Pinheiral obtém a autorização da fiscalização municipal para produzir, consumir e comercializar os produtos fabricados nos referidos laboratórios. Dessa forma, segundo o diretor de Produção da unidade, Nelson Oscaranha Gonsales da Costa, a expectativa é que os laboratórios, em breve, abasteçam o restaurante da unidade com produtos lácteos, mel, própolis e geleia real. Nelson declarou que a prioridade é atender a demanda interna e diminuir custos. Mas a direção já visualiza, também, a comercialização dos produtos.

A responsável pelo laboratório de Agroindústria, Patrícia Silva, explicou que tais títulos geram registros que garantem que a produção segue as normas previstas na legislação brasileira, viabilizando dessa forma o consumo e a comercialização destes produtos. Para tal, segundo a responsável pelo setor, a unidade passa por fiscalizações de estrutura física, matérias primas, embalagens e rótulos. “O objetivo maior de tudo isso é a obtenção de alimento seguro para o consumidor”, complementou. O laboratório de Agroindústria já possui o sistema de inspeção estadual na planta de processamento de carne.

De acordo com a médica veterinária e fiscal do Serviço de Inspeção Municipal, Patrícia de Queiroz Mattos, o Registro Provisório tem o prazo de seis meses. Mas a fiscal se diz confiante de que, expirado o prazo, o campus conquistará os títulos definitivos. “As pendências são mínimas e tenho certeza da responsabilidade de vocês”, analisou, se referindo ao campus.

Já o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, Fábio Nogueira, declarou que os títulos são a oportunidade para campus Pinheiral apresentar a qualidade dos serviços da unidade. Ele destacou, ainda, a importância da unidade para a cidade. “O Instituto é muito importante para o munícipio na prestação de serviços, na oferta de produtos e produção de conhecimento”, disse.

O diretor-geral do campus, Reginaldo Ribeiro Soares, esclareceu que para a comercialização dos produtos, a unidade necessita resolver questões ligadas à Receita Federal. Atualmente, o CNPJ do campus é ligado à oferta de educação e não à comercialização de produtos. “Hoje falta resolver apenas essa questão com a Receita Federal, que está em andamento, para que, aí sim, possamos comercializá-los”, declarou.

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS