Bandeira vermelha conquista o bicampeonato da SEMAC

Todas as bandeiras reunidas na quadra do campus antes do resultado da SEMAC

A V Semana de Arte e Cultura do IFRJ (SEMAC) do campus Duque de Caxias chegou ao fim no dia 26 de maio. A bandeira vermelha formada por alunos de Petróleo e Gás/Médio levou o título com uma diferença na pontuação final de, aproximadamente, doze pontos da primeira para a segunda colocada.

As finais foram disputadas com garra e determinação. No último dia, a bandeira vermelha venceu somente no vôlei misto. Entretanto, todas as atividades disputadas nos outros dias, como a vitória no tênis de mesa masculino, tiveram importância no somatório final.

Responsável pela bandeira bicampeã, o discente do 6º período de Petróleo e Gás/Médio Matheus Leite ressaltou a importância da união e a participação ativa de todos no evento. "Outras pessoas poderiam puxar a bandeira, mas eu senti que tinha a obrigação de liderar. Eu estou muito feliz e não tenho palavras para descrever este momento. Contei com a ajuda de todos, inclusive de um funcionário que se colocou à disposição para jogar conosco no futsal e foi artilheiro do time na SEMAC. Resumindo: é bicampeão!", disse emocionado.

O título também teve a força feminina engajada e focada para a glória no final. A discente do 6º período de Petróleo e Gás/Médio Bruna Beatris expressou a sensação de dever cumprido. "Não tenho palavras para este título. Tudo foi maravilhoso. Nós tivemos luta e garra para conquistar o bicampeonato", afirmou a aluna que participou do vôlei misto.

União das bandeiras vermelha e preta ajudaram na conquista

Já a estudante do 7º período de Petróleo e Gás/Médio Victória Maria, que também fez parte do vôlei misto, destacou a participação da torcida. "A bandeira teve pura raça e contamos com o apoio da torcida em todos os jogos. Isso foi essencial", disse a discente que mostrou confiança para a próxima SEMAC.  "Será nossa, de novo. Vamos desempatar, pois Química tem duas conquistas e nós também. Vamos com tudo para o tricampeonato. Já deixamos a sequência avisada", concluiu.

Outro esporte que teve participação direta na pontuação final da bandeira vermelha foi o tênis de mesa masculino. David Cesario, do 5º período de Petróleo e Gás/Médio e vencedor da modalidade, explicou a felicidade de ter participado deste momento com a bandeira campeã. "Eu pude vencer e ajudar na diferença pequena da pontuação geral. Cada ponto somado em todas as modalidades levaram o vermelhão ao título da SEMAC", apontou.

A V SEMAC também teve um resultado positivo em relação à arrecadação de alimentos e óleo de cozinha usado. No somatório final, as bandeiras conseguiram 1683 kg de alimentos que serão doados a moradores congoleses da região de Duque de Caxias, orfanatos e asilos e o óleo, foi levado para a empresa Rio Óleo.

Para finalizar a V Gincana em grande estilo, o anúncio do vencedor foi feito pelo bloco Butano na Bureta. Após o resultado, o clima de tensão e ansiedade desapareceram e deram lugar a empolgação e interação dos alunos, ex-alunos, servidores e moradores da região com o bloco que movimentou a escola.