Campus São Gonçalo recebe equipe da nova gestão do IFRJ

O campus São Gonçalo recebeu no dia 28 de junho a visita da equipe formada pelo reitor do IFRJ, professor Rafael Almada, e por pró-reitores da atual gestão. O objetivo foi a apresentação dos planos para o Instituto e também a entrega das portarias de nomeação aos diretores locais.

Na mesa de convidados estiveram presentes, além do reitor: o diretor-geral do campus São Gonçalo, Tiago Giannerini, a pró-reitora de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, Alessandra Ciambarella; o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Rodney Albuquerque; o pró-reitor de Planejamento e Administração, Igor da Silva; seguido pelo diretor de Extensão Comunitária e Tecnológica, Júlio Page, representando a Pró-Reitoria de Extensão.

Rafael Almada falou da escolha de sua equipe e ressaltou a necessidade de se entender o quanto é importante respeitar as diversidades, pois apenas dessa maneira será possível construir um IFRJ forte. “Buscamos os melhores profissionais, de diferentes campi do IFRJ, com diferentes áreas de atuações. Precisamos de pessoas competentes para que no final todo o processo esteja em excelência”. Rafael também frisou que cada servidor precisa entender sua importância nessa prática que faz do IFRJuntos algo muito maior do que o slogan usado no período de campanha. “Trata-se agora de uma realidade, de um trabalho que envolve cada um de nós”.

Sobre as dificuldades no atual cenário externo, que envolve a questão da falta de verbas, o reitor elogiou o campus São Gonçalo. “Claro que os problemas existem, mas eles também representam a oportunidade de usarmos nossa criatividade, e por isso fico muito feliz de saber que São Gonçalo obteve aumento de 60% de alunos”.

Tiago Giannerini falou da satisfação em estar à frente do campus e fez questão de agradecer aos servidores ´pela parceria e colaboração diárias: “O instituto completa 10 anos de vida, e continuamos trabalhando com muita dedicação. Sem a ajuda dos diretores Anderson Silva, Gleyce Figueiredo e Paula Magalhães, nada disso poderia ter acontecido. Assumo esta segunda gestão com o objetivo de manter o trabalho que vem sendo feito”, disse o diretor.

Em seguida, foi a vez da pró-reitora Alessandra Ciambarella fazer sua apresentação. “Costumo destacar que o maior objetivo e prioridade na gestão do reitor Rafael Almada é dar aos nossos estudantes aquilo que ele mesmo recebeu: uma educação pública, gratuita, laica, de qualidade, tolerante e que leve os jovens, na idade escolar ou não, para além do mercado de trabalho, mas para a vida, para uma inserção crítica e cidadã no mundo”, conta a pró-reitora.

Na sua vez, o pró-reitor Rodney Albuquerque destacou o Projeto de Inovação. “Permite que todos avancem para novos horizontes. Os alunos precisam acreditar que tudo pode ser possível”, disse.

O pró-reitor Igor Valpassos falou dos seus planos. “A situação financeira do Brasil hoje não é favorável, porém em nenhum momento isso foi empecilho para que busquemos melhorias. Teremos muito trabalho, mas a equipe estará sempre visando o melhor no sistema educacional”, destaca o pró-reitor.

Representando a Pró-Reitoria de Extensão, Julio Page destacou a necessidade da união dos núcleos: “Temos os núcleos de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE), Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) e de Gênero e Diversidade. Esses núcleos são fundamentais para agregar em uma política de afirmação”.

Por fim, o reitor se colocou à disposição para atender os servidores. “Queremos estar perto e mais disponíveis sempre. Não quero que tenham medo ou receio de me procurarem para qualquer opinião ou crítica, sou tão servidor quanto qualquer um e faço parte deste processo de construção de um IFRJ maior e melhor”, reforça o reitor.

Para encerrar o evento, o reitor falou da importância da divulgação institucional e citou o último concurso, que já conta de 7 mil pessoas inscritas.