Logo IFRJ

Campus Belford Roxo apresenta o "Banheiro de Gente" e é premiado na Reditec

Reitor do IFF, diretor-geral de Belford Roxo (segurando a placa da premiação) e reitor do IFRJ na frente do painel da Reditec

O reitor do Instituto Federal Fluminense (IFF), Jefferson Manhães de Azevedo; o diretor-geral do campus Belford Roxo do IFRJ, Fábio Silva; e o reitor do IFRJ, Rafael Almada

O projeto “Banheiro de Gente”, do campus Belford Roxo, foi apresentado durante a 42ª Reunião Anual dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec), que aconteceu de 10 a 14 de setembro, em Búzios, no Rio de Janeiro.

Ao todo, foram apresentadas 132 experiências e o campus foi premiado na categoria Políticas Estudantis, Inclusão e Assistência Estudantil pela iniciativa. O diretor de implantação da unidade, Fábio Silva, foi o responsável por apresentar o projeto, que surgiu durante a construção das instalações no campus, visando solucionar dificuldades que pessoas transexuais enfrentam no uso de banheiros públicos. A idealização do mesmo foi feita por Fábio Silva e pelo ex-diretor de Desenvolvimento Institucional e Expansão do IFRJ, Marcos Freitag.

Segundo Fábio, no decorrer do projeto, os banheiros coletivos foram descartados porque violavam a privacidade e a intimidade das pessoas, especialmente quando questões relacionadas a gênero eram colocadas. “Os banheiros individuais podem ser utilizados por qualquer pessoa, independentemente da sua identidade de gênero”, afirma.

Fábio Silva apresentando o trabalho na frente do auditório
Fábio Silva destacou que a iniciativa visa solucionar dificuldades que pessoas
transexuais enfrentam no uso de banheiros públicos

O diretor ressaltou que, na ocasião da implantação do projeto, houve alguma resistência e conflitos de gestão. “A resistência à execução do projeto se baseava na higiene e até mesmo no preconceito. Depois de muitas reuniões e muito diálogo, foi decidido manter os banheiros individuais, que depois foram batizados pela comunidade de “banheiro de gente”, falou.

Segundo Fábio, a participação do projeto na Reditec serviu para levantar a discussão e a reflexão sobre a inclusão dos transexuais, além de incentivar que a proposta do campus Belford Roxo seja replicada em outros estados. O trabalho tem tido uma repercussão positiva, sendo bem aceito e inspirando uma ação educativa de enfrentamento ao preconceito e à discriminação.

Para o diretor, o “Banheiro de Gente” é uma forma física que demonstra uma visão de gestão que discute a inclusão e o respeito à diversidade: “O Banheiro de Gente traduz e materializa a concepção de gestão do campus, do que é o papel da educação, e da função de uma instituição de ensino que promove essa educação inclusiva, que liberta, que transforma e que faz frente ao preconceito, à discriminação”, conclui.

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS