Egressa é premiada em festival de circo em Portugal

Alice recebendo placa do prêmio no palco, ladeada por dois dos organizadores

A egressa Alice Tibery Rende, formada na turma 2015-2017 do curso Técnico Em Artes Circenses – oferecido em parceria do IFRJ Nilópolis com Escola Nacional de Circo/Funarte – foi vencedora da categoria contorção/acrodança do programa “SÓ_CIRCO”, promovido pelo Festival Cupula Circus Village (a primeira Vila de Circo em Portugal, localizada em Arcozelo, com vistas a promover as artes do circo na sua globalidade e, em particular, o circo contemporâneo). A apresentação aconteceu no dia 22 de setembro e Alice recebeu uma placa de premiação mais 500 €.

Alice afirmou que representar a Escola Nacional de Circo do Brasil no Festival Cupula lhe dava curiosidade por ser um evento em Portugal e pelo fato de poder conhecer pessoas e como é o circo de cada lugar. Entretanto, destacou que, para ela, conquistar o prêmio não foi a parte mais importante da experiência.

“Claro que é legal ter seu trabalho reconhecido e fiquei muito feliz que em Arcozelo meu número tenha funcionado bem. A energia que recebi da plateia foi muito gratificante, espero que o que consegui passar para eles tenha sido igualmente forte. Minha conquista, então, não foi ganhar um prêmio, mas ter a oportunidade de conhecer e trocar energia com novas pessoas e lugares. Ter isso como uma possibilidade, para além de prêmios, competições e critérios do que é ou deixa de ser artisticamente interessante é algo que significa muito para mim. E isso foi possível no Festival Cupula”, explicou a egressa, que afirmou ainda que considera o festival muito promissor e que espera poder voltar futuramente: “Foi uma experiência muito bonita graças a energia e receptividade das pessoas em Portugal: da plateia, dos artistas e dos organizadores”, disse.

Alice durante apresentação

“É papel importantíssimo para nós, podermos contribuir com a formação de artistas das artes, em especial, as circenses. Ampliamos, assim, nosso repertório sobre o universo da criação, responsável por atender demandas muito especiais do ser humano”, enfatizou a coordenadora do curso Técnico em Artes Circenses, Suéle Maria de Lima.

O programa – O programa “SÓ_CIRCO” é uma mostra de criações artísticas de diversas técnicas de circo, sendo os intérpretes alunos de diferentes escolas de circo do mundo a apresentar as suas pesquisas e trabalhos autorais, evidenciando os rumos do circo contemporâneo e criando o intercâmbio de linguagens do seu país de origem. Pretende ainda criar laços com os diferentes agentes culturais, permitindo aos alunos apresentar a sua obra numa altura em que a sua inserção profissional é crucial.

Todos os participantes e premiados posam para a foto no palco