Artigo de professora do campus Belford Roxo é publicado em revista internacional
A professora do campus Belford Roxo Milena Quattrer teve um artigo publicado na revista “Color Research and Application” no dia 24 de outubro, na edição comemorativa dos 100 anos do Sistema Munsell. No artigo, foram apresentados conjuntos de exercícios práticos de investigação e análise cromática baseados no Sistema Munsell (originalmente estruturados pela professora Élide Monzeglio/USP) e que a professora Anna Paula Silva Gouveia, docente da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP que é coautora do artigo, aplica há anos nas aulas de Teoria da Cor, em cursos de graduação e pós-graduação).
A revista é voltada para a divulgação da pesquisa em cor aplicada à educação, artes, design, ciência, tecnologia e indústria. A publicação é apoiada por associações e grupos, como o Inter-Society Color Council - ISCC, preocupados com a pesquisa e aplicação da cor em diversas áreas. No mais, a revista atinge um público internacional amplo e interessado na pesquisa e aplicação da cor como, por exemplo, pesquisadores de universidades e centros de pesquisa, desenvolvedores de produtos, fabricantes de tintas, têxteis, plásticos, cosméticos, artistas, designers e arquitetos.
A professora Milena Quattrer afirmou está orgulhosa pela aceitação do artigo na revista. “É muito gratificante para mim, enquanto professora e pesquisadora, ver a valorização em âmbito internacional das pesquisas e estudos realizados na Baixada Fluminense, em especial no IFRJ campus Belford Roxo”, ressaltou.
“Recentemente, uma professora e pesquisadora russa, que conheceu nosso trabalho, entrou em contato comigo para me contar que também aplicará com seus alunos de graduação o exercício Caderno de Cor, citado no artigo e que desenvolvemos na disciplina Teoria da Cor do curso Técnico em Produção de Moda. Os alunos e eu ficamos muito orgulhosos”, explicou Milena, que disse ainda que essa publicação estimula os alunos a estudar e trabalhar com cor: “Minha expectativa é que nossos alunos se sintam ainda mais estimulados a estudar e trabalhar com a cor de modo autônomo e criativo. Em especial, que se sintam estimulados a registrar, refletir e compartilhar suas práticas profissionais”, completou.
Para ler o artigo completo em inglês, clique aqui.