Inspiração e aprendizado em festival de língua francesa

Alunos do campus Niterói compareceram ao “Fête de La Musique”, um festival que contém música, dança e declamação, realizado no idioma francês. O evento, que já está em sua sexta edição, aconteceu no dia 13 de junho no Colégio Estadual Liceu Nilo Peçanha, em Niterói.

O festival tem como objetivo fazer com que os alunos pratiquem o francês por meio de experiências alternativas aos métodos tradicionais de ensino. A preparação e as apresentações são essenciais para estimular a criatividade, a coletividade e o respeito pelo próximo, além de valorizar a arte e a cultura.

A parceria entre ambos começou em 2018, quando a coordenadora de Extensão, Michelle Abraão, e a professora de Inglês, Vanessa Mota, visitaram o Liceu para divulgar o “Seminário de Idiomas”. Na visita, fizeram contato com alguns professores de línguas estrangeiras, em especial com a produtora e organizadora do festival, e professora de Francês, Alessandra Souza, que levou seus alunos do colégio para o Seminário e, mais tarde, para o “IF in Concert”. Alessandra fez, então, o convite aos estudantes do IFRJ.

Matheus Monteiro, aluno do curso Técnico em Informática, comentou as apresentações. “Nunca tinha tido um contato com a língua, foi interessante ter a oportunidade de conhecer outras culturas e músicas que saem do meu foco. A importância dessas parcerias é apresentar uma nova visão sobre o nosso cotidiano, abrindo "portas" para um novo conhecimento”, disse.

Para Michelle Abraão, promover o diálogo entre os estudantes gera identificação entre eles, agrega conhecimento e possibilita a inclusão social, além de contribuir para a valorização do ensino público. “As parcerias são fundamentais para o desenvolvimento das ações extensionistas e para reforçar a indissociabilidade existente no tripé ensino, pesquisa, extensão”, destacou.

O aprendizado e o contato com a cultura de outras regiões não acontecem somente por causa da língua francesa, mas também devido a estudos e pesquisas de costumes e tradições da França, que inspiram os alunos em suas apresentações.

Alessandra Souza falou sobre a organização do evento. “É uma experiência deliciosa. É satisfatório e gratificante ver alunos se expressando no palco em francês, principalmente os iniciantes, que nunca sonharam em ter contato com o idioma. Eu simplesmente amo fazer esse festival! ”, contou.

Colaboração: Suzana Carqueija