Curso de Extensão debate a relação entre as pessoas e o dinheiro

O “Curso de Extensão em Finanças Pessoais” do campus Belford Roxo formou sua primeira turma, no dia 03 de julho. Essa é uma das ações que compõem o “Projeto de Extensão Educação Financeira para Jovens e Adultos” no campus.

O curso tem como objetivo promover o desenvolvimento de valores e competências em finanças pessoais nos jovens e adultos da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, por meio da compreensão dos conceitos em finanças pessoais e dos produtos ou serviços financeiros – suas oportunidades e riscos envolvidos – e do incentivo à adoção de atitudes financeiras de forma autônoma e consciente.

Nessa edição, os estudantes tiveram a oportunidade de aprofundar sua reflexão sobre a relação com o dinheiro, compreender a importância da elaboração do orçamento pessoal e familiar, conhecer as principais estratégias para sair do endividamento, além das principais alternativas de investimentos em renda fixa, renda variável e criptomoedas. Durante o curso, os alunos realizaram, ainda, uma atividade externa, na qual foram a campo identificar as principais estratégias que os supermercados utilizam para induzir os clientes a comprarem o que não é necessário.

O “Projeto de Extensão em Educação Financeira para Jovens e Adultos” está em conformidade com a Estratégia Nacional de Educação Financeira (Enef). No ano passado, foi contemplado em edital com o Selo Nacional de Iniciativa em Educação Financeira pelo Comitê Nacional em Educação Financeira (Conef).

Colaboração:  Luana Oliveira