Aula Inaugural com fundadoras do Coolhunter Favela e do Brechó Ampulheta

Débora Crusy e Mariane Chamarelli, do Brechó Ampulheta, nas laterais; e Rafaela Joaquim, do Coolhunter Favela, ao centro

O primeiro dia da Semana de Acolhimento do segundo semestre de 2019 do campus Belford Roxo contou com a presença de Rafaela Joaquim, fundadora do “Coolhunter Favela”, que ministrou uma aula inaugural sobre tendências de moda, editoriais e identidade visual. A programação teve, ainda, a participação do “Brechó Ampulheta”, que realizou três sorteios de peças de seu acervo para os alunos.

A aula começou com uma fala de Mariane Chamarelli, ex-aluna do curso Técnico em Produção de Moda, e de Débora Crusy. Ambas integram o “Brechó Ampulheta”, que tem como base o Upcycling, um conceito que se baseia em ressignificar peças (no caso delas, em especial, o jeans).

Durante a aula, calouros, veteranos e ex-alunos interagiram com Rafaela Joaquim em um debate sobre empoderamento, moda, como ingressar no mercado de trabalho, entre outros assuntos. Rafaela nasceu em Realengo, bairro do Rio de Janeiro, e sempre teve o desejo de trabalhar com moda. Com o objetivo de mostrar para o mundo as regiões consideradas esquecidas pela sociedade, a empreendedora decidiu abrir sua empresa no bairro em que nasceu.

Rafaela falou também sobre a criação do “Coolhunter Favela”, que consiste em um laboratório que cria tendências e localiza manifestações culturais nas periferias do mundo. “A empresa busca explorar a criatividade da juventude das periferias e tem o objetivo de mostrar para o mundo que as tendências de moda não vêm somente da alta sociedade”, explicou. A palestrante contou, ainda, que gosta de trabalhar com não-modelos em seus editoriais para dar mais realidade à foto e que busca sempre dar voz aos negros no mercado da moda. Por causa dessa proposta, Rafaela afirmou que o “Coolhunter Favela” é procurado por grandes empresas para produção de editoriais.

Para finalizar, a empreendedora disse que pretende retornar ao campus com outros projetos que incentivem os alunos a seguirem na área da moda.

Colaboração: Luana Oliveira