Vamos falar de saúde mental

A Coordenação Técnico-Pedagógica (CoTP) do campus Pinheiral organizou uma mesa-redonda intitulada "A formação integral dos adolescentes no contemporâneo: perspectivas e desafios". A atividade, mediada pela psicóloga do campus, Camila Resende, aconteceu no dia 24 de julho e contou com a participação das palestrantes: Ana Paula Campos, médica do campus, Karina Avelar, assistente social e ex-aluna da Instituição, e da psicóloga Nayana Carvalho. O evento fez parte da “Semana de Planejamento Pedagógico 2019.2”.

Os diálogos abordaram as seguintes falas: “Saúde mental na adolescência: qual o papel da escola? ”, “Juventudes no Contexto Escolar: A relação de direitos e deveres dos jovens entre 15 e 18 anos” e “Vamos conversar sobre suicídio? ”. Segundo Camila Resende, a atividade surgiu a partir de necessidades identificadas pelos próprios docentes em relação a como lidar e identificar comportamentos que afetam a saúde mental dos alunos. “A proposta, portanto, visou o compartilhamento da experiência entre os profissionais, sobre a relação professor-aluno”, disse.

Ainda de acordo com Camila, a mesa redonda não foi uma ação isolada para a promoção da saúde mental dos discentes. A Coordenação Técnico Pedagógica e a Assistência Estudantil também realizam atendimentos individuais e em grupos, bem como atendimentos a pais e familiares, rodas de conversa e dinâmicas de grupo nas turmas. Somam-se a essas ações, as atividades realizadas por projetos de extensão em curso no campus, como o Projeto “Saúde em Foco”, voltado para a saúde e bem-estar dos estudantes.

Colaboração: Filipi Meireles