Novos alunos e responsáveis participam da Semana de Acolhimento

A “Semana de Acolhimento”, organizada pela Coordenação Técnico Pedagógica (CoTP), para os calouros dos cursos técnicos integrados, subsequentes e concomitantes, foi realizada no campus Duque de Caxias, nos dias 29 e 30 de julho

No primeiro dia, os alunos dos cursos técnicos integrados e seus responsáveis na parte da tarde, bem como os alunos dos cursos subsequente e concomitante na parte da noite, foram recepcionados pela CoTP, Direção Geral e Direção de Ensino, recebendo algumas instruções, quanto ao calendário acadêmico, formas de avaliação e estrutura de ensino.

Ingressante do curso Técnico Integrado em Petróleo e Gás, Lázaro Batista comentou a expectativa sobre o IFRJ. “São muito boas, eu espero encontrar a minha profissão e poder seguir o que eu aprenderei aqui”, disse.

Na parte da tarde, os calouros dos cursos técnicos integrados foram acolhidos pelos membros do Grêmio Estudantil, que explicaram como funciona seu trabalho diário no campus.

Enquanto isso, os pais assistiram à palestra “Práticas de estudo em casa”, ministrada pela professora de Língua Portuguesa Lucineide Lima. A palestra teve como objetivo conscientizar os responsáveis sobre a importância do apoio ao estudo e aprendizado de seus filhos em casa.

Amanda Ventura, mãe do aluno Luiz Felipe, do curso de Petróleo e Gás, caracterizou o evento como um momento prazeroso. “Se todas as escolas tivessem essa iniciativa de tirar um momento com os pais, para ouvirmos a proposta da instituição, seria muito produtivo”, disse a responsável.

À noite, os alunos dos cursos concomitantes e subsequentes também foram apresentados aos membros do Grêmio da Instituição, que solicitaram a participação dos alunos nas reuniões, e contribuições para aprimorar as atividades desenvolvidas.

Após a apresentação dos coordenadores de curso, que deram informações básicas a respeito dos cursos oferecidos no campus e do mercado de trabalho, os alunos participaram da visita aos setores e laboratórios do campus.

No segundo dia de acolhimento, foi a vez dos alunos conhecerem os núcleos do campus. Divididos em grupos, os novos discentesvisitaram a Biblioteca Carolina Maria de Jesus, onde os servidores explicaram o funcionamento do setor, questões sobre empréstimos e devolução de livros, etc.

O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) foi apresentado pela coordenadora do núcleo, Lucineide Lima, que explicou como o Núcleo atua. “Nosso trabalho acontece fora da sala de aula, de maneira transversal, amparado pela Lei 10.639 de 2003, apresentando a história e a cultura africana, afro-brasileiro e indígena, através de eventos, palestras e oficinas”.

O Coletivo Negritude Federal, formado pelos alunos do campus, se apresentou em seguida e convidou os alunos a participarem de suas reuniões, oficinas, rodas de conversas e intervenções, realizadas em parceria com o Neabi.

As professoras Andrea Nascimento e Ana Carla Beja apresentaram o Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne), e conversaram com os calouros sobre a necessidade de uma educação inclusiva e igualitária, para que todos consigam concluir seus cursos.

A Equipe de Psicologia organizou a dinâmica “A diferença e os diferentes”, para mostrar aos alunos a importância de se respeitar as diferenças e promover uma convivência harmônica.

Para encerrar a Semana de Acolhimento, os discentes participaram da roda de conversa “Estratégias de estudo no Ensino Médio”, ministrada pelo professor de Física Vinícius Munhoz, que bateu um papo descontraído, abordando temas como comportamento do aluno nas aulas, memória de longo prazo e fixação dos conteúdos transmitidos pelos professores.

Colaboração: Pedro Henrique da Silva Pereira​