Oficinas promovem integração entre egressos e alunos do IFRJ

Participantes da "Oficina corpo, desenho e passarela”

O último dia da Semana de Acolhimento do segundo semestre de 2019 no campus Belford Roxo, que aconteceu no dia 31 de julho, contou com duas atividades simultâneas e a presença de ex-alunas para uma troca de experiências com os calouros.

As atividades visaram integrar os novos alunos com os egressos. Sendo assim, as produtoras de moda Ana Canutto, Ana Reis e Larissa Fernandes, formadas pelo IFRJ campus Belford Roxo, retornaram para compartilhar os ensinamentos aprendidos, as experiências que levaram do curso e como estão suas vidas após o IFRJ. “Estudem! Aqui vocês vão trabalhar muito, mas não desistam porque conhecimento é algo que nunca vão poder tirar de vocês”, disse Larissa durante a conversa.

Ana Canutto, Larissa Fernandes e Ana Reis, egressas do Técnico e Produção de Moda

Ana Reis levou o seu trabalho final, que apresentou no II Fashion IF, para mostrar aos novos alunos. O look produzido por ela trazia uma mensagem de união e incentivava as pessoas a deixarem suas marcas, por meio de desenhos feitos com canetas de tecidos, bordados e aplicação de pingentes.

Durante a programação ocorreram, ainda, duas atividades simultâneas: a “Oficina corpo, desenho e passarela”, voltada para os estudantes do Técnico e Produção de Moda e ministrada pela professora Vanessa Santos e por Maycon Lima, professor de stiletto, convidado pela docente; e “Oficina de fantoches”, comandada pelo professor André Monte e destinada aos alunos do Técnico em Artesanato.

"Oficina de fantoches" para a turma do curso Técnico em Artesanato

Os discentes do primeiro e segundo períodos do curso Técnico e Produção de Moda se dividiram em dois grupos para participarem da primeira oficina: enquanto um tinha aulas de passarela com Maycon Lima, o outro produzia os looks com o acervo da “Modateca”.

Ensinaram aos alunos como escolher a peça certa, como vender a peça durante um desfile, entre outras técnicas de passarela. A atividade se encerrou com um desfile que juntou os dois grupos de modelos e produtores.

Já na “Oficina de fantoches”, a troca de experiências entre os estudantes aconteceu enquanto os calouros confeccionavam seus bonecos com o apoio dos veteranos e dos professores André Monte, Flávio Sabrá e Cássia Figueiredo.

Colaboração: Luana Oliveira