Oficina de dança promove atividade física e integração com a comunidade

Em apoio ao projeto “Dança de Salão para todos”, criado pelos dançarinos Henrique Passos e Renata Vidal, foi implementada no Campus Niterói uma oficina de dança aberta à comunidade. A oficina tem como propósito promover a atividade física e o conhecimento do corpo, além de agrupar pessoas que tenham interesse em fazer aula de dança, mas não podem arcar com os custos.

As aulas são lecionadas por Henrique e Renata que, apesar de renomados internacionalmente, sofrem com a desvalorização das atividades artísticas e culturais no Brasil. Segundo eles, o projeto levou três anos para ser aceito por alguém. “Apesar de ser patenteado e estruturado pela Biblioteca Nacional, há muito tempo tentávamos realizá-lo e não conseguíamos, por falta de apoio, não só financeiro, mas em geral”, contou Henrique.

A proposta foi apresentada à coordenadora de Extensão de Niterói, Michelle Abraão, que estabeleceu uma parceria e colocou o projeto em prática a partir do primeiro semestre de 2019. “A importância do projeto está intimamente ligada ao que compreende a extensão: uma prática que visa atender demandas da sociedade, que promove a aproximação entre escola e comunidade, fortalecendo parcerias e o desenvolvimento cultural”, afirmou Michelle.

Ana Paula Lima, moradora da região do Sapê, onde está localizado o campus, é uma das participantes da oficina. “Tem sido uma experiência muito boa, eu soube desse projeto e achei uma oportunidade muito interessante. É de graça, os professores são legais e a aula é muito dinâmica, tudo de bom”, disse.

A “Dança de Salão para Todos” foi incorporada ao “IFRJ em Ação”, um projeto de atividades físicas que existe desde 2014 no Instituto e envolve diversos campi, como São Gonçalo, Pinheiral e, desde 2018, Niterói. A ideia parte do princípio de que esporte e lazer são experiências importantes na sociedade, funcionam como uma “válvula de escape” da vida cotidiana e promovem integração entre os indivíduos.

Além das aulas de dança, o projeto no campus conta com: aulas de futsal, vôlei, alongamento e handebol, organizadas por Tauan Maia professor de Educação Física. Tauan afirmou que a decisão de ofertar essas atividades veio em função da demanda apresentada em uma pesquisa de interesse realizada com servidores e alunos e que o retorno tem sido muito positivo.

Colaboração: Suzana Carqueija