Logo IFRJ

A cultura do diálogo na Produção Cultural

Com o objetivo de ampliar o debate sobre a cultura, alunos e docentes do Bacharelado em Produção Cultural do Campus Nilópolis, além de colaboradores, organizaram o Diálogos da Cultura. Foram seis transmissões virtuais, realizadas às segundas-feiras durante todo o mês de junho, que contaram com participações de convidados externos.

A mesa de abertura, realizada ainda no dia 25 de maio, contou com o professor e coordenador do Bacharelado em Produção Cultural, Jorge Caê Rodrigues; o professor, também de Produção Cultural, e coordenador da Coordenação de Extensão (CoEx), Alexandre Pimentel; e a presidente do Centro Acadêmico de Produção Cultural, Hilca Bueno, a fim de introduzir o debate e explicar como seria o evento.

foto da mesa de abertura

Já nas outras transmissões, foram abordadas temáticas como: cultura e relações de trabalho; o papel da sociedade civil no enfrentamento à crise; políticas culturais em tempos de pandemia; a crise na cultura, a partir de um olhar da periferia; e sobre a lei Aldir Blanc.

Para Alexandre Pimentel, o evento surgiu a partir do encontro de interesses de colaboração dos idealizadores. “A ideia de organizar o curso nasce do desejo de fazer alguma coisa, não por pressão da sociedade ou do governo, em relação ao o que fazer nesse momento, mas simplesmente pensando em qual seria nossa possibilidade de colaboração nessa pandemia, e contribuir para a reflexão do conceito de cultura”, afirmou. O docente ressaltou, também, a contribuição dos professores da Produção Cultural Jorge Caê, João Guerreiro, Ana Luísa Lima, Renata Silêncio e Lia Baron.

A iniciativa do evento virtual foi positiva para Jorge Caê Rodrigues. “O projeto foi muito importante e o resultado foi de lives participativas e enriquecedoras. Como coordenador do curso fico feliz que inciativas como essa possam aumentar a divulgação do curso e do IFRJ. E esperamos continuar no próximo semestre”, comentou Jorge, que planeja, junto aos organizadores, uma nova edição.

Em concordância com Alexandre, a aluna de Produção Cultural e uma das produtoras do Diálogos da Cultura, Jasmin Dansa, ressaltou o empenho da equipe e a expectativa para as futuras atividades. “Foi um prazer executar esse projeto junto aos professores do curso de Produção Cultural. Tivemos um ótimo retorno para o primeiro mês e faremos as devidas alterações para os próximos, de acordo com o que percebemos ser necessário”, disse. Também atuaram na produção do curso on-line as alunas Hilca Bueno, Roberta Bandeira, Maria Gabriela Martins, Mariana Egmidio e Giordana Moreira.

Para o professor João Guerreiro, o contexto atual que estamos vivendo remodelou a maneira como levantamos debates, mas permitiu um maior alcance, com a utilização das redes sociais. “A obrigatoriedade imposta pelo isolamento social nos mostrou que a única forma de realizar a atividade seria de forma virtual. Assim, a crise se tornou uma oportunidade: sendo virtual, o evento possibilitou "sairmos" para além dos muros do IFRJ e obter ouvintes/participantes em diversos lugares do Brasil, como foi o caso de participantes de Brasília (DF), Natal (RN) e Salvador (BA)”, finalizou.

Colaboração: Raissa Amaral

 

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS