Semana Acadêmica

6ª Semana Acadêmica - 2022

A sexta edição da Semana Acadêmica do campus Resende terá como objetivo geral a circulação de saberes e vivências da Comunidade Acadêmica do IFRJ campus Avançado Resende com pessoas e/ou instituições diversas, em consonância com a tríade ensino-pesquisa-extensão, através de ações que visem promover o debate, o diálogo, o intercâmbio e a formação continuada de discentes, servidores e comunidade externa. Seu tema tangencia a cultura, o trabalho e a educação como ferramentas de transformação social.

Comissão Organizadora: Maxwel de Azevedo Ferreira (coordenador); Davison Schaeffer de Oliveira; Francine da Cunha Souza de Lima; Ingrid Ferreira de Souza; Maiara Alvim de Almeida; Paula Rosa; Júlio Cesar Gama Dias da Silva; Soraya Rodrigues Quadra Nascimento; Sílvia Linhares; João Paulo dos Santos Cardozo.

Aguarde! A previsão é que este evento ocorra em outubro de 2022.

EDIÇÕES ANTERIORES:

5ª Semana Acadêmica - 2021

A V Semana Acadêmica do IFRJ - campus Avançado Resende contará com atividades diversas, como oficinas, palestras e minicursos, as quais serão voltadas para a comunidade interna e externa do campus. O objetivo da realização do evento é suscitar a discussão, a reflexão e o diálogo acerca de questões referentes à cultura, à tecnologia e à saúde, levando em conta os desafios e suas possíveis superações no contexto de profundas transformações por que passa nossa sociedade. Além disso, o evento também tem a intenção de promover uma sensibilização a respeito da importância da cultura e do conhecimento científico para a formação tanto dos discentes do campus quanto do público externo, buscando a realização de atividades que promovam o tripé ensino-pesquisa-extensão e que estejam baseadas nele, sob o qual estão fundamentados os IFs.

Comissão Organizadora: Maxwel de Azevedo Ferreira (coordenador); Maiara Alvim de Almeida; Francine da Cunha Souza de Lima; Paula Fernanda Vicente Rosa; Júlio César Gama Dias da Silva; Cássia Marques Cândido; Davison Schaeffer de Oliveira; Joao Paulo dos Santos Cardozo; Silvia Marina Linhares Barboza.

4ª Semana Acadêmica - 2020

Para o ano de 2020, a IV Semana Acadêmica do campus Resende aborda o tema “Educação Profissional e Cultura: Refletindo sobre os cenários e mudanças”. A motivação para o tema está pautada nas constantes mudanças da educação brasileira, do mundo do trabalho e suas condições laborais e da cultura. Em relação a esta última, entende-se que é um dos caminhos possíveis para a formação do sujeito.

O objetivo geral deste evento é: propor um diálogo multidisciplinar relacionado à cultura e à formação profissional da sociedade, oportunizando o acesso a conhecimentos artístico e técnico-científico da comunidade interna do IFRJ e da comunidade resendense, bem como seu entorno. Estes conhecimentos perpassam pelas mais diversas áreas do conhecimento. Entretanto, seu foco principal está nas as áreas afins de turismo e segurança do trabalho, por ser a vocação do campus Avançado Resende e por este estar localizado em uma região que agrega tanto atividades turísticas quanto industriais.

Comissão Organizadora: Maxwel de Azevedo Ferreira (coordenador); Arlon Cândido Ferreira; André Felipe Figueira Coelho; Cássia Marques Cândido; Clauber Ribeiro Cruz; Maiara Alvim de Almeida; João Paulo dos Santos Cardoso.

Acesse a página do evento!

Acesse aqui seu certificado!

3ª Semana Acadêmica - 2019

A III Semana Acadêmica do IFRJ do campus Avançado Resende é um evento gratuito e aberto ao público. E, neste ano, é norteada pelo tema "Inclusão, Trabalho e Meio Ambiente".

Seu objetivo é divulgar o conhecimento científico e integrar o IFRJ Resende com a comunidade Sul Fluminense. Para tanto, o evento conta com apresentação de trabalhos, apresentações culturais, oficinas e palestras realizadas por alunos, técnicos, professores e por diversos palestrantes convidados.

A programação perpassa por atividades relacionadas ao meio ambiente, astronomia, expressão corporal, comunicação em linguagem verbal e não verbal, cinema, questões étnico-raciais, inclusão e mercado de trabalho.

Comissão Organizadora: Maxwel de Azevedo Ferreira (coordenador).

2ª Semana Acadêmica - 2018

II Semana Acadêmica do IFRJ do campus Avançado Resende é um evento gratuito e aberto ao público. E, neste ano, é norteada pelo tema "Diversidade e Integração".

Comissão Organizadora: Cássia Marques Cândido (coordenadora).

1ª Semana Acadêmica - 2017

O evento “I Semana Acadêmica do IFRJ Resende: Segurança, Turismo e Responsabilidade Socioambiental” foi o primeiro evento, de natureza técnico-científica, promovido pelo campus Avançado Resende do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). As atividades desenvolvidas tiveram como objetivo proporcionar aos alunos, professores e comunidade, em geral, momentos de atualização, reflexão e interação de conhecimentos, por meio de palestras, oficinas/atividades e debates com profissionais das áreas relacionadas à Segurança do Trabalho e ao Turismo. O evento abordou temáticas atuais e relevantes para os dois cursos de Educação Profissional Técnica em Nível Médio, ofertados pelo campus Avançado Resende, a saber: Técnico em Segurança do Trabalho e Técnico em Guia de Turismo. Além disso, o evento proporcionou aos estudantes um espaço para a exposição dos seus trabalhos de pesquisa, fazendo com que estes percebam a importância da investigação científica na formação acadêmica e pessoal.

Comissão Organizadora: Aline Moraes da Costa; Rafael do Nascimento Souza Brasil; Sharon Landgraf Schlup; Ailton de Freitas Ramos.

Comitê Científico: Anderson Domingues Correa; Fabiana da Conceição dos Santos; Igor Macedo de Lima; Gilson Cassiano de Goés Filho; Rafael do Nascimento Souza Brasil; Ricardo Potascheff.