Mensagem de Boas vindas da PROEN

Prezada Comunidade Acadêmica do IFRJ,

É com um misto de sentimentos, que vão da alegria às incertezas, que dou as boas-vindas a todas e todos vocês para o segundo semestre de 2021.

Alegria por entender que, finalmente, após dois anos letivos inteiros separados, podemos começar nossos reencontros e retomar aquele que é o “nosso espaço”, o “nosso ambiente”: o Campus. Incertezas quanto à longa caminhada que faremos até o retorno completo de nossas atividades.

Mas, ao mesmo tempo, tenho a certeza de que não retornaremos de onde paramos... Temos novos(as) estudantes, novos cursos, novos(as) companheiros(as) de trabalho, novas rotinas que deverão ser estabelecidas para que, pouco a pouco, possamos (re)construir nossos espaços acadêmicos, seja pela adoção de novas atividades de planejamento e gestão, passando por novas rotinas nos setores administrativos e, finalmente, chegando à nossa principal atividade-fim: o ensino e a sala de aula.

Na verdade, mais do que (re)construir nossos trabalhos, precisaremos (re)construir a nós mesmos... Foram dias de longo isolamento social, de perdas irreparáveis e de muitas dores...Mais do que nos (re)invertarmos como estudantes e trabalhadores(as) da educação, temos que nos (re)inventar como seres humanos em uma nova sociedade.

Entendo que precisamos pautar esse processo de (re)construção humana, profissional e social, ainda no contexto da pandemia de COVID-19, de forma muito gradual, respeitando nossos limites e, sobretudo, entendendo os limites do(a) outro(a). Nunca foi tão importante falar, ouvir, acolher, trocar nossas experiências sobre esse processo tão duro, colocarmos as questões humanas acima de quaisquer outras...

Na prática cotidiana que procuraremos (re)iniciar, devemos acima de tudo acolher a todas e todos, fazer uma escuta sensível dos impactos de tamanho período de ausência e termos a certeza de que, diante de toda essa experiência e seja qual for a atividade que desempenhemos, ela terá de ser reinventada.

Especificamente com relação às atividades de ensino, precisamos entender que nosso trabalho deve se pautar pela humanização acima de qualquer coisa. Somos a “geração Covid-19” com todos os seus efeitos! Deve ser prioridade para cada um de nós receber a todas e todos que retornam com carinho e com paciência, ouvindo suas demandas,  reconhecendo suas fragilidades e, com isso (re)orientando nossas atividades e práticas docentes no sentido de priorizar a revisão e recuperação dos conhecimentos, a adaptação de nossos currículos, a revisão de nossas metodologias de ensino-aprendizagem e de nossas avaliações. Mais do que nunca, a excelência de nossa instituição será medida pela sua capacidade de acolhimento e de apoio, social e pedagógico, a tantos trabalhadores e, especialmente, aos nossos estudantes.

Temos estudantes que nunca passaram pelos portões de nossas unidades, que não conhecem suas salas de aulas e laboratórios, que nunca viram pessoalmente seus(suas) professores(as).

Temos estudantes que voltarão aos poucos, muitos deles(las) inseridos(as) precocemente no mundo do trabalho, que se tornaram sustento de famílias inteiras e que precisam de nosso apoio em sua readaptação à realidade escolar.

E teremos aqueles e aquelas, estudantes ou companheiros(as) de trabalho, que não retornarão, sobretudo aqueles(las) que perdemos na luta contra a Covid... é sobretudo para estes últimos, homens e mulheres, jovens e adultos, que perderam suas vidas tão precoce e repentinamente, a quem devemos nossos esforços nessa (re)construção, de um novo IFRJ, mais humano, mais acolhedor, que reconheça as diferenças e compreenda que educar é, acima de tudo, um ato de amor.

Boa (re)construção para todos nós!

Alessandra Ciambarella Paulon

Pró-reitora - PROEN/IFRJ