IFRJ avança para fase 3 com as atividades presenciais no período letivo de 2022

O Comitê Operativo de Emergência (COE) do Instituto Federal do Rio de Janeiro – IFRJ determinou a retomada das atividades presenciais no IFRJ, em reunião realizada na ultima sexta-feira, 04 de fevereiro, para o o ano letivo de 2022, que começa no dia 4 de abril. O retorno presencial da fase 3 contempla atividades presenciais para as disciplinas teóricas e práticas de todos os cursos e períodos.

O IFRJ esta terminando o ultimo semestre letivo de 2021 nesse mês de fevereiro de 2022, apenas com as aulas práticas dos últimos períodos dos cursos do IFRJ.

A Instituição não mediu esforços para assegurar que o tão necessário retorno presencial seguisse rígidos protocolos de segurança, constantemente revistos e atualizados em face da dinâmica de propagação da pandemia da Covid-19, observando o aparecimento de variantes, suas consequências, e acima de tudo valorizando a pesquisa, a ciência e a as orientações sanitárias.

Dessa forma, o retorno presencial no período letivo de 2022 está estabelecido na Fase 3 das Diretrizes Para Retorno Gradual das Atividades Presenciais no IFRJ, sendo as atividades de ensino, pesquisa e extensão alvo de diretrizes transitórias, no primeiro semestre de 2022, com foco no acolhimento e na recuperação de estudos, como ações prioritárias para os estudantes.

A nota do COE destaca ainda a necessidade de protocolos por parte da comunidade acadêmica para que tenhamos êxito nesse retorno presencial, pois reforça a obrigatoriedade do uso correto da máscara, da higienização das mãos e do isolamento social, no caso de manifestação de sintomas ou de contato com pessoas com exames positivos.

"Essa decisão é importante, pois vem com um prazo importante de dois meses para que os campi possam garantir um bela recepção aos nossos servidores e estudantes." - afirma o reitor Rafael Almada.

Nota do COE