Expansão do campus Rio de Janeiro em pauta na Câmara de Vereadores do Rio

Projeto que permite ampliação do campus foi aprovado em primeira discussão e segue para a segunda nesta quinta-feira

A Câmara Municipal do Rio de Janeiro aprovou, em 1º discussão, o Projeto de Lei Complementar (PLC) n.º 33/2021 que dispõe sobre os parâmetros urbanístico para a expansão do campus Rio de Janeiro do Instituto Federal do Rio de Janeiro - IFRJ.

De acordo com o reitor do IFRJ, Rafael Almada, estas alterações do índice de aproveitamento da área e o gabarito do imóvel permitirá construir novas instalações para o campus. "Ampliaremos o nosso imóvel do Campus Rio de Janeiro do IFRJ, de forma a compatibilizar suas instalações ao programa de ampliação da capacidade de atendimento de ensino, pesquisa e extensão", explicou.

Rafael também destacou a importância do trabalho da equipe do IFRJ, que se mobilizou e se dedicou para a aprovação do projeto. "Parabenizo aos pró-reitores, ao diretor-geral do campus, Jefferson Amorim, e sua equipe. A Educação carioca será fortalecida com mais vagas para nossa população quando ampliarmos a nossa unidade", afirmou.

Jefferson Amorim lembrou que os esforços para conseguir a permissão de ampliação do campus começaram há muitos anos. "Em 2012 fizemos o primeiro planejamento de expansão, até separamos verbas para começar as obras, mas esbarramos no documento de parâmetros urbanísticos da cidade. Essas mudanças foram engavetadas por um tempo, até devolvemos a verba destinada a elas. Mas em 2018, ao retornamos com uma nova gestão, houve novamente um direcionamento de olhar para essa necessidade e buscamos orientação e apoio para que pudéssemos conseguir a autorização para mudar esses parâmetros urbanísticos.", disse o diretor-geral, que explicou ainda que o PLC vai permitir que o prédio alcance, dentro dos limites dos números 121 a 125 da Rua Senador Furtado, até nove andares.

Após aprovação em 1ª discussão, o Projeto voltará, em 2ª discussão, nesta quinta-feira, dia 24/03. "Estamos confiantes de que iremos conseguir novamente a aprovação dos vereadores e, com isso, atender essa demanda que é de toda a comunidade do campus: alunos, professores e técnicos, que também batalharam por essa conquista. Essa expansão aumentará a qualidade de vida e é uma vitória para todos, inclusive para a comunidade externa, pois aumentará a oferta de vagas, cursos e atividades no campus", enfatizou Jefferson.