Seminário Luso-Brasileiro de Ensino Superior: segundo dia contou participação de egressa do IFRJ em palestra e assinatura de Acordo de Cooperação Técnica

Dando continuidade à participação do IFRJ no Seminário Luso-Brasileiro de Ensino Superior, que acontece no Instituto Politécnico de Bragança, em Portugal, o reitor do IFRJ, Rafael Almada, e o coordenador-geral de Relações Internacionais, Rodrigo Lemos, participaram, pela manhã, da sessão principal que abordou os temas mobilidade e dupla diplomação.

Ex-aluna do Bacharelado em Química do Campus Nilópolis, Daiana Almeida, que fez mobilidade acadêmica em 2018 e voltou a Bragança para fazer o mestrado em Produtos Naturais e Bioaplicações, participou contando sua experiência. A ex-aluna comentou que estas ações de mobilidade impactam positivamente na vida dos intercambistas e com ela não foi diferente: “Esta mobilidade me transformou como ser humano e eu sou muito grata por isso”, afirmou.

Na parte da tarde aconteceram dois workshops: como desenhar uma dupla diplomação e contatos entre gabinetes de empreendedorismo, no EcoPark de Bragança.

Acordo de Cooperação Técnica - O IFRJ assinou um Acordo de Cooperação Técnica com o Instituto Politécnico de Castelo Branco, instituição pública portuguesa de ensino superior. O IPCB possui uma ampla oferta formativa nas suas seis escolas superiores: Escola Superior Agrária; Escola Superior de Artes Aplicadas; Escola Superior de Educação, Escola Superior Dr. Lopes Dias, Escola Superior de Gestão, e Escola Superior de Tecnologia.

“Este tipo de cooperação nos ajuda a abrir as portas das nossas relações para ganhar muito em termos de troca de conhecimento e acúmulo de experiências internacionais para nossa comunidade acadêmica”, ressaltou o coordenador-geral de Relações Internacionais, Rodrigo Lemos.

O IPCB iniciou a sua atividade em 1980 e constitui-se como um referencial de confiança na qualificação de alto nível dos cidadãos, na produção e difusão do conhecimento, bem como na formação cultural, artística, tecnológica e científica dos seus estudantes num quadro de referência internacional.