Campi do IFRJ podem aderir à Rede Internacional de Extensão Universitária - RIEU

Apresentação da RIEU durante o III Seminário de Extensão da Rede EPT, durante a V Semana ETC do IFRJ campus Niterói

O IFRJ e outras instituições de ensino brasileiras, junto com instituições de ensino de Portugal, Angola, Moçambique e Costa Rica, criaram em 2021 a Rede Internacional de Extensão Universitária - RIEU, cujo objetivo é estabelecer uma cooperação acadêmica, científica e cultural, com base em ações extensionistas no formato de rede de cooperação multilateral.

As ações propostas serão nas áreas de: Direitos humanos e Justiça; Meio ambiente; Tecnologia e produção; Educação; Saúde; Cultura; Comunicação; e Trabalho. Também está prevista a participação em candidaturas a programas de fomento internacional com vista à intensificação das relações de cooperação ao nível da mobilidade de estudantes, investigadores e servidores; organização e participação em eventos plurais voltados à extensão universitária; assessorias, avaliação de trabalhos de graduação, revisão de artigos em revistas na área e para a elaboração de projetos conjuntos.

Tendo isso em vista, representantes da RIEU pelo IFRJ convidam os interessados em compor as frentes de trabalho por meio da adesão aos primeiros programas da rede, que são: “PROMOVER: Atenção Integral à pessoa com deficiência/necessidades específicas” e “Construção de metodologias integradoras para a formação de professores”. A estrutura interdisciplinar e transversal desses programas permite, dentre os objetivos da Política Nacional de Extensão (2012), conferir maior unidade aos temas desenvolvidos pelas instituições nacionais e internacionais, contribuir para a política de financiamento da extensão, para a implementação da curricularização da extensão e, sobretudo, para fortalecer a relação autônoma e crítico-propositiva da extensão, capaz de gerar impacto social.

“No momento que o assunto Internacionalização da Extensão está sendo discutido na Rede Federal, como foi no Conext, que aconteceu em Salvador, ter o IFRJ compondo a RIEU, mostra que a instituição está antenada aos movimentos de internacionalização de forma transversalizada. Esperamos que servidores e estudantes do IFRJ se envolvam neste projeto, mobilizem-se e motivem-se para avançarmos mais nas pautas de Internacionalização da Extensão”, afirmou o coordenador-geral de Relações Internacionais do IFRJ, Rodrigo Lemos.

Os interessados em compor um (ou mais de um) dos programas devem enviar um resumo do projeto que já esteja desenvolvendo em seu campus ou, ainda, um resumo de nova proposta que dialogue com os temas, até o dia 09/05/2022, por meio do e-mail rieu@ifrj.edu.br, com assunto “Adesão ao programa da RIEU”.

Algumas das ações do programa PROMOVER: Projeto Golfinho (dentre ações de atendimento fisioterápico, promoveu a criação da liga interdisciplinar aquática em parceria com Moçambique), Projeto Pilates, Projeto Inglês para Todos (o projeto tem como parceiro o Instituto de Cegos do Brasil e promove cursos de inglês para cegos e surdos).

Atualmente, novas adesões foram propostas por meio da RIEU, tais como projetos mediados por Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) para confecção de materiais pedagógicos 3D, em parceria com o Instituto Politécnico do Porto.