Encerramento do Auxílio Conectividade

A Pró-reitoria de Extensão (PROEX) do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) informa que recebeu o comunicado do Ministério de Educação (MEC) sobre a finalização, no segundo semestre, do Projeto Alunos Conectados, uma ação do Ministério por meio da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).  O Projeto contemplava oferta de acesso à internet por meio de distribuição de chip das operadoras Claro e Oi com pacote de acesso mensal. A seleção ocorreu pelos editais de auxílio conectividade divulgados pelo IFRJ.

Diante do retorno presencial das atividades acadêmicas em sua totalidade e os cortes orçamentários que afetaram o IFRJ, os demais auxílios, com oferta de equipamentos de acesso à internet e chip da operadora TIM, também serão encerrados para o próximo semestre de 2022.

O modelo de Auxílio Conectividade adotado pelo IFRJ foi uma ferramenta essencial para as Atividades Pedagógicas Não-Presenciais (APNPs). Com base nessa experiência, a PROEX planeja a possibilidade de continuidade dessas modalidades de assistência estudantil para o ano 2023, desenvolvendo regulamentos e dotação orçamentária para atendimento.