Seminário Internacional de Economia Solidária e Bancos Comunitários

Compartilhar experiências sobre bancos comunitários e economias solidárias na região América latina a partir de aspectos teóricos, marcos legais, instrumentos utilizados, populações atendidas e sua expansão e viabilidade com a entrada dos atores governamentais. Esse é o objetivo do “Seminário Internacional de Economia Solidária e Bancos Comunitários”, evento desenvolvido por iniciativa do professor Anderson Oriente, do campus São João de Meriti, através de parceria entre as Pró-reitorias de Extensão do IFRJ e da Universidade Nacional da Costa Rica. O seminário acontecerá às 12h30 do dia 30/08/2022, de forma online, por meio da plataforma Zoom.

São instituições parceiras do evento a Universidade Nacional da Costa Rica, a Rede Brasileira de Bancos Comunitários e o Observatório de Bancos Comunitários e Moedas Sociais. Haverá uma mesa de discussão com os palestrantes, seguida por um debate.

O professor Anderson Oriente explica que os bancos comunitários e as moedas sociais/locais se configuram como fixos e fluxos geográficos (respectivamente), capilarizando-se recentemente no território brasileiro. Ele afirma que este fenômeno vem suscitando o debate acadêmico, apontando discussões sobre a gestão e implementação dessas organizações locais, que podem fomentar mudanças orgânicas nas práticas sociais cotidianas das populações envolvidas. Por isso, considera de significativa relevância o debate e a difusão das experiências de bancos comunitários e moedas sociais/locais. Ainda de acordo com o professor, seu potencial está no fato de se constituírem em formas financeiras baseadas na economia solidária, assim como no fortalecimento das capacidades econômicas locais.

As inscrições podem ser feitas até o dia do evento através deste link