Primeira formatura presencial pós-pandemia

Suspensas desde o início das atividades remotas, devido à pandemia de Covid-19, mais de dois anos depois, as solenidades de conclusão de cursos do campus Arraial do Cabo voltaram a ser realizadas de forma presencial.

No dia 13 de agosto foi realizada a formatura das turmas INF 171 e INF 271, totalizando 44 alunos concludentes do curso técnico em informática integrado ao ensino médio. A cerimônia ocorreu no auditório do campus Cabo Frio, do Instituto Federal Fluminense e contou com a presença de aproximadamente 300 pessoas.

A mesa de honra da cerimônia foi composta pelo reitor Rafael Almada, pelo diretor geral do Campus Arraial do Cabo, David Barreto de Aguiar, pelo diretor de Ensino e paraninfo da turma INF 171, professor Bruno Cavalcanti Lima e pelo coordenador do Curso Técnico em Informática, professor Wenderson Buenos Aires.

mesa de abertura

Almada disse que essa foi a primeira formatura do campus Arraial do Cabo na qual ele pode estar presente e que estava muito feliz. Ainda em seu discurso, o reitor afirmou que apesar de atuar diretamente na área burocrática, com assinaturas de documentos, todo esse procedimento fazia parte da vida acadêmica dos alunos e que estar ali era importante, pois faria com que ele se lembrasse de cada um dos formandos presentes no momento de assinar os diplomas.

Cauã, o paraninfo, discrusa para a plateia

O formando Cauã Rodrigues, representante e orador da turma INF 171, definiu essa conquista como uma montanha russa de emoções.

Mariana Avelina discursa

A representante e oradora da turma INF 271, Mariana Avelina, aproveitou para agradecer, apesar das dificuldades encontradas por morar há mais de 20km do campus e inicialmente não ter afinidade com a área, a aluna reconhece que esse foi um momento único, para ser lembrado sempre.

David Barreto de Aguiar ressaltou que muitos formandos já estão aprovados em diversas universidades brasileiras e parabenizou a todos pelo esforço e dedicação nos anos de estudos.

O diretor de Ensino, Bruno Cavalcanti Lima, paraninfo escolhido pela turma INF 171 e professor homenageado pela turma INF 271, destacou que, devido à pandemia de COVID 19, essas turmas passaram a maior parte do curso em APNPs e realçou que gostaria de ter convivido por mais tempo, presencialmente, com todos eles.

Também estiveram presentes os professores do curso Armando Martins de Souza, Júlio César Gallio da Silva, Rafael Guimarães Botelho, Eros Izidoro Amaral e Felipe Pereira do Carmos.

Colaboração: Verônica Marques

Fotos: João Luccas da Silva Mello (@joaoluccasfotografia) – Aluno do 6º período do Curso Técnico em Informática.