Finalistas do Power4Girls

Alunas do Campus Arraial do Cabo são as únicas finalistas do Rio de Janeiro do programa Power4Girls, realizado em parceria com a Embaixada Americana no Brasil, o Instituto Glória e o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), e que tem como objetivo fomentar o empoderamento de alunas que estejam cursando o Ensino Médio, por meio do desenvolvimento de competências em empreendedorismo, inovação e responsabilidade social, em preparação para o ambiente de trabalho do século XXI.

A equipe Vozes de Atena, formada pelas estudantes Anna Clara Nunes da Mata, Cíntia Dorneles Silva, Manuela de Oliveira Martins e Yasmin Pires dos Santos, do Curso Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio e coordenado pela professora Marcela Moraes, defendem a proposta que apresenta o desenvolvimento de uma máquina que pode reciclar tecido e reutilizar peças de roupas que não teriam mais utilidade.

A partir dos debates realizados a equipe pensou em soluções para diminuir o impacto dessa indústria no meio ambiente e também para a sociedade.  Elas se dizem muito felizes em representar o IFRJ nesse programa e também pela possibildiade de poder inspirar outras meninas a participarem de pesquisas científicas e tecnológicas.

A professora Marcela Moraes, ressaltou a importância da participação no programa para o desenvolvimento das alunas e disse que o projeto proporciona a experiência de elaborar um trabalho em equipe e também de executar as diversas etapas de um trabalho de pesquisa, sobretudo na formulação de ideias que possam contribuir para o desenvolvimento de medidas sustentáveis e sociais.

Veja o vídeo e vote na equipe Vozes de Atena, até dia 28 de agosto, no link https://woobox.com/cjah3v/gallery/YMssbWaJNk4.

Colaboração: Verônica Trindade