Diálogos sobre inclusão movimenta São João de Meriti

O Campus São João de Meriti realizou o 1º Dia de Diálogos sobre Inclusão no dia 6 de setembro e recebeu a comunidade local e convidados.

A solenidade de abertura teve a participação do diretor-geral do campus, Rodney Albuquerque, da diretora de Ensino, Luana Luna, o diretor de Administração, Erivelton Silva, a diretora de Diversidades e Ações Afirmativas (DiDAA/Proex) da Reitoria, Jacqueline Vicente e do secretário municipal de Direitos Humanos e Igualdade Racial, Marcelo Rosa.

Desfeita a mesa, os participantes ouviram Jacqueline Vicente, que apresentou partes da minuta da nova Política de Educação Especial e Inclusiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ).

A importância do NAPNE

O Napne é o núcleo que articula pessoas e setores para o desenvolvimento das ações de implantação e implementação da Ação TEC NEP no âmbito interno. Tem como objetivo principal criar no campus a cultura da "educação para a convivência", que é a aceitação da diversidade e, principalmente, buscar a quebra das barreiras arquitetônicas, educacionais, de comunicação e atitudinais para pessoas com necessidades específicas.

Convidados especiais falaram sobre seus desafios, conquistas e formas de inclusão, como o multicampeão paraolímpico Sandro Laina Soares. A coordenadora do Núcleo Avançado Duque de Caxias do Instituto Benjamin Constant (IBC), Maria Luciene de Oliveira, falou sobre o trabalho de sua instituição. Desde 2019, a instituição oferece o Mestrado Profissional em Ensino na Temática da Deficiência Visual — o primeiro curso stricto sensu na área da América Latina. Também marcaram presença no evento a professora Ediclea Fernandes, Escola Melvin Jones de Deficientes Visuais e Jane Marangoni, coordenadora pedagógica da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de São João de Meriti.

O público presente teve a oportunidade de interagir com os convidados e esclarecer suas dúvidas.

O diretor-geral agradeceu aos convidados e à comunidade externa e, em especial, parabenizar a coordenadora da Coordenação de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas do campus São João de Meriti / Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (Napne), a Tradutora e Intérprete de Linguagem de Sinais do IFRJ campus São João de Meriti, Carla Leôncio, e à diretora de Ensino do IFRJ campus São João de Meriti, Luana Luna.