PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS PROMOVE DEBATE SOBRE O DIREITO À TERRA

O curso de pós-graduação em Educação em Direitos Humanos do Campus Pinheiral iniciou o 2º semestre de 2022 com o debate: “Reforma Agrária, Luta pela Terra e Direitos Humanos”, realizado no dia 02 de setembro. A aula inaugural do curso discutiu o direito à terra e as consequências que o latifúndio traz aos direitos à saúde, à alimentação, à moradia e à educação.

A palestra apresentou, ainda, um panorama sobre os latifúndios na região e discutiu a situação da população quilombola, indígena e ribeirinha diante da violência no campo. Durante o evento, foram feitos questionamentos sobre os modos de produção em que a sociedade se estrutura e a necessidade de movimentos de diálogos para a construção de outros mundos possíveis.

A atividade foi promovida em articulação com o MST e fazia parte da JURA - Jornada Universitária em defesa da Reforma Agrária. O momento contou com a participação de Marcelo Luiz de Souza (Direção Estadual do MST / RJ) e Luis Felipe Nunes (discente da pós-graduação e representante do Levante Popular da Juventude). A mediação foi realizada pela professora Carla Hirt.

O debate teve a participação dos docentes e discentes da pós-graduação em Educação em Direitos Humanos e também recebeu estudantes da pós-graduação em Desenvolvimento Regional e Sustentabilidade do Campus Pinheiral. Além da presença do público externo, como pesquisadores do ICM-Bio e representantes da AAMPS (Articulação Agroecológica do Médio Paraíba do Sul).

Colaboração: Greici Oliveira