Acordo de Cooperação Técnica entre o IFRJ e o GRESE Império da Tijuca

Na sexta-feira, 7 de outubro, foi assinado um Termo Aditivo do Acordo de Cooperação Técnica (ACT) entre o IFRJ e o GRESE Império da Tijuca.

A parceria, que se iniciou em 2020, com a assinatura de um ACT entre as instituições, visa promover ações de ensino, pesquisa e extensão no âmbito da cadeia produtiva e da produção artística do carnaval carioca.

Nos dois primeiros anos de parceria, estudantes dos cursos técnicos de Moda e Artesanato do campus Belford Roxo, atuaram como bolsistas de extensão na construção de parte dos carros alegóricos para o desfile da agremiação, tornando o Barracão da Escola de Samba um grande laboratório, um ambiente de aprendizagem para potencialização da formação dos nossos estudantes.

Com o termo Aditivo assinado as instituições pretendem não somente manter esta parceria como também expandi-la, na perspectiva da realização de cursos de formação de profissionais que possam atuar na cadeia produtiva do carnaval.

rafael e o diretor da Imperio da tijuca sentados, sorrindo e olhando para a câmera
Rafael Almada e Antonio Marcos Teles

O diretor da Diretoria de Extensão Comunitária e Tecnológica – DIPROEXT, Júlio Page, diz que está satisfeito com o fato de o IFRJ não apenas propor ações de extensão como essa, mas, sobretudo, com a continuidade das ações. Seu objetivo é manter o que vem danod certo e expandir o escopo da parceria, que valoriza a formação profissional e o carnaval carioca.