Campus Arraial do Cabo será uma das sedes da 2ª Olimpíada de Sociologia do Estado do Rio de Janeiro

Estudantes e docentes da Educação Básica das instituições educacionais das redes pública e privada do Estado do Rio de Janeiro têm um novo desafio: participar da 2ª Olimpíada de Sociologia. O evento tem como principal objetivo promover a familiarização dos alunos com os conceitos, categorias, temáticas e autores das Ciências Sociais, além de contribuir para a consolidação e expansão da Sociologia como disciplina escolar.

A 2ª edição da Olimpíada de Sociologia do Rio de Janeiro será composta por três fases, sendo a primeira fase on-line e as duas seguintes presenciais. O Campus Arraial do Cabo do IFRJ será uma das sedes na segunda fase da olimpíada, que acontecerá no dia 20 de maio de 2023 e consistirá na competição entre equipes, que jogarão os seguintes jogos: Lutas Simbólicas e Antropolojogo. A terceira fase será presencial e realizada no dia 25 de maio de 2023 no município do Rio de Janeiro, no Colégio Pedro II, Campus Humaitá II.

Em dezembro de 2022, durante a Semana Acadêmica, aproximadamente 30 alunos do Campus Arraial do Cabo participaram de uma iniciativa local de Olimpíada de Sociologia. A estudante Julia Falk, do Curso Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio, relatou que foi muito importante para sua formação a participação neste evento e acredita que mais iniciativas como essas ajudam na formação pessoal, a criar ideias e a questionar mais como as coisas funcionam.

Julia também deu uma dica para quem deseja participar da edição deste ano: "Divirta-se. Esse é um momento que pode causar um pouco de estresse, como qualquer outra competição, mas é muito importante lembrar que estamos ali para aprender e para aproveitar as experiências", disse.

O professor de sociologia Ricardo Cesar Rocha da Costa, responsável pela organização da olimpíada no CAC e membro do Grupo de Trabalho de Divulgação da 2ª Olimpíada do RJ, ressalta que, além do objetivo de atrair estudantes interessados em ampliar o pensamento socioantropológico e político, essa iniciativa integra a campanha de mobilização pela Revogação da Reforma do Ensino Médio. "Implementado este ano na rede pública estadual, esse ‘Novo Ensino Médio’ impõe um currículo que destitui a escola de saberes básicos necessários para a vida em sociedade, atingindo e comprometendo o futuro dos estudantes mais vulneráveis. Apesar desta reforma não se encontrar ainda no horizonte dos Institutos Federais, devemos compreender que, enquanto instituição voltada para a oferta de uma educação pública de qualidade, não temos o direito de nos apartar do debate mais amplo sobre o projeto político-pedagógico que desejamos para a formação de jovens conscientes e críticos numa sociedade desigual como a nossa”, enfatizou.

As inscrições são gratuitas e deverão ser realizadas exclusivamente on-line, através do Sistema Olimpo (https://olimpo.ifce.edu.br) até o dia 27 de março de 2023. A competição é destinada aos estudantes e docentes da Educação Básica das instituições educacionais das redes pública e privada do território fluminense.

Para mais informações, o edital está publicado no site http://www.labes.fe.ufrj.br/ .

Colaboração: Verônica Trindade Marques e Ricardo Cesar Rocha da Costa