IFRJ CEPF e TIRIO promovem a 3ª edição do eTEC's

A 3ª edição do eTEC's - evento de games e Tecnologia da Informação para o desenvolvimento de negócios sustentáveis no Sul Fluminense - aconteceu na sexta-feira (31/03), através de uma parceria entre o Campus Engenheiro Paulo de Frontin do IFRJ e a TIRIO. O evento contou com fóruns de apresentações das verticais de negócios do projeto HUBTec, tratando sobre o desenvolvimento, empreendedorismo e inovação.

Na parte da manhã, Márcio Filho, presidente da Associação dos Desenvolvedores de Jogos - RING, proferiu palestra sobre editais e políticas públicas no setor de jogos digitais e da economia criativa.

Na parte da tarde aconteceram os painéis:

• Evolução & verticais de negócios HUBTec, com Álvaro Moreira;
  • Orientação comportamental, com Ricardo Gnone;
  • Hackathon Vale do Café Tech & Tour, com Toni Dias;
  • Liga Universitária Sul Fluminense & E-Sports, com Ricardo Kneipp.

No painel sobre a Liga Universitária Sul Fluminense & E-sports, o professor e diretor-geral do campus, Ricardo Kneipp, apresentou o projeto "Jogando pelo Futuro: Emprego, educação e desenvolvimento sustentável, através do e-sports e das ODS's da Agenda 2030 da ONU".

No encerramento do dia, IFRJ CEPF, TIRIO, RING, RIOSOFT, UNIFAA, Rio Sul Valley, membros do ecossistema de e-sports e desenvolvimento de Jogos iniciaram as tratativas para o desenvolvimento do Hub Tech, cluster de compartilhamento, desenvolvimento e inserção das empresas de Jogos Digitais, Tecnologia da Informação e da Economia Criativa nos municípios fluminense.

Para Kneipp, o evento permitiu que todos os participantes compreendessem a importância do segmento de jogos e de tecnologia para o Sul Fluminense. "A partir do momento que instituições públicas e privadas se aproximarem efetivamente, o 'gap' entre o que se ensina na academia e o cenário praticado nos diversos segmentos será mitigado e as soluções serão mais eficientes e eficazes", afirmou.