IFRJ conquista 1º lugar na II Olimpíada de Sociologia do Estado do Rio de Janeiro
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Discentes do Curso Técnico em Informática para Internet Integrado ao Ensino Médio, do Campus Engenheiro Paulo de Frontin, conquistaram o primeiro lugar da II Olimpíada de Sociologia do Estado do Rio de Janeiro, em final realizada na última quinta-feira, dia 25 de maio de 2023, no Colégio Pedro II, Campus do Humaitá.
A equipe vencedora – Proletários Pensantes – foi composta pelos discentes: Anna Carolina Santos de Mendonça, Jéssica Jesus de Oliveira Pereira, Luan Farias Chaves de Oliveira, Manuella Leita Siqueira da Roza, Maria Luiza Vieira Freitas, Maria Vitória da Silva Araújo e Mauro José Mourão Pardal; e orientada pelos professores Gabriela Almeida Kronemberger e Rodrigo dos Santos Borges; e com a atuação da bolsista Pibiex Jr. no projeto de extensão “Olimpíada de Sociologia: divulgando as Ciências Sociais no Centro-Sul Fluminens”, Karen Kristina S. Araujo de Carvalho.
Em sua segunda edição, a Olimpíada de Sociologia contou com a participação de 516 estudantes, distribuídos em 72 equipes, de 14 municípios diferentes do estado do RJ, demonstrando o interesse, a importância e o potencial do ensino de Sociologia para a Educação Básica, especialmente num contexto de mudanças e incertezas colocadas para o Ensino Médio.
Gabriela Kronemberger, docente de sociologia, disse: “Participarmos e representarmos o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro nesta Olimpíada de Sociologia se revela de suma importância, uma vez que reforçamos a relevância da disciplina de Sociologia nos cursos de ensino médio integrado, destacando suas contribuições para a formação politécnica, integral e integrada dos estudantes destes cursos”.
Nesta última fase, os estudantes tiveram que preparar e defender para banca examinadora um projeto de lei sobre um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, em diálogo com a região na qual a escola encontra-se inserida. Nesta atividade, a equipe “Proletários Pensantes” elaborou um projeto de lei sobre “Corredores Verdes Sustentáveis” para a Microrregião Vassouras, visando promover o desenvolvimento sustentável com fomento à economia verde. Para isso, a equipe contou com a coorientação do professor de Geografia, Rodrigo dos Santos Borges, que auxiliou na fundamentação conceitual e geográfica para o embasamento legal desta proposta.
Os conteúdos de geografia se integraram às discussões sociológicas sobre os benefícios desse projeto para o desenvolvimento ambiental, econômico, social e cultural deste projeto de lei para as populações locais, evidenciando concretamente a importância da interdisciplinaridade e de uma formação de caráter integral e integrada para os discentes, explica Gabriela.
A final da Olimpíada de Sociologia contou, ainda, como uma de suas atividades avaliativas, a realização, de forma inédita, do jogo em formato digital “República em Jogo”, desenvolvido por docentes e discentes da Graduação em Jogos Digitais do IFRJ/CEPF, sob coordenação e orientação da professora Pãmela Mattos Gomes, com a colaboração dos professores André Brazil e Gabriel Fernandes, e dos bolsistas Sarah Almeida e Alexandre Gaudêncio, e Pedro Rosemback, como voluntário. A adaptação do jogo “República em Jogo” foi fruto do projeto de inovação, intitulado "Aprendizagem em jogo: novas abordagens de ensino-aprendizagem baseadas no jogo “república em jogo”, aprovado institucionalmente pelos Editais Integrados n. 02 e 03 de 2022. Dessa forma, a Olimpíada de Sociologia possibilitou, também, a articulação de forma concreta entre ensino, pesquisa, inovação e extensão entre as ações e projetos envolvidos na realização da mesma.
A II Olimpíada de Sociologia do Estado do Rio de Janeiro é um projeto extensionista idealizado e coordenada pelo Laboratório de Ensino de Sociologia Florestan Fernandes (LabES) da UFRJ, sob liderança da professora Dra. Julia Polessa Maçaira, e realizado em parceria com as seguintes instituições: Colégios Estaduais Afonso Pena (CEAP) e André Maurois (CEAM); com as universidades PUC-Rio, Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ); e com os Colégios Federais Pedro II, CEFET – Nova Iguaçu e Maracanã e IFRJ – Engenheiro Paulo de Frontin, Arraial do Cabo e Nilópolis.