Programa de Aceleração de Investimento (PAI) já visitou 8 campi do Instituto

O recém lançado Programa de Aceleração de Investimentos do IFRJ – PAI – continua em ritmo acelerado para a conclusão de sua primeira etapa, que prevê a visita a todas as unidades do IFRJ.

O objetivo inicial inclui uma rodada de diálogos com as comunidades de cada campus para discussão sobre as necessidades de Infraestrutura das unidades. Até o momento, já foram visitados os campi Nilópolis, São Gonçalo, Belford Roxo, São João de Meriti, Engenheiro Paulo de Frontin, Paracambi, Pinheiral e Arraial do Cabo.

arraial do cabo
Arraial do Cabo

O reitor Rafael Almada diz que o PAI é uma oportunidade de sistematização, de planejamento e de dar transparência aos processos de investimentos que são necessários em relação aos campi e à Reitoria. “Lembrando que a redução de orçamento do governo federal, que foi direcionada aos Institutos e universidades federais, fez com que a gente reduzisse os investimentos na área de manutenção, novos equipamentos e novos projetos. Mas, a retomada de investimentos do atual governo federal nos permite fazer um planejamento, estabelecer prioridades, para que possamos continuar avançando em nosso processo de evolução”. Almada diz que serão novos anos de oportunidades e que o IFRJ precisa estar preparado inclusive para estar alinhado com o Programa de Aceleração do Crescimento – PAC - ,que também vai consolidar os campi da rede federal de educação profissional, cientifica e tecnológica.

Pinheiral

Já o pró-reitor de Planejamento e Administração, Igor Valpassos, destaca o que mais tem chamado a sua atenção nas visitas aos campi. “Já chegamos na metade dos campi, e o que percebemos é uma necessidade premente no que diz respeito à intervenção nos campi na manutenção predial e, principalmente, no que se refere a algumas unidades que padecem de espaço para expansão, para a consolidação de seus cursos, a fim de que possam ter a totalidade de matrículas prevista, ofertando mais vagas à população”. Igor diz que é necessário ter esse olhar atento e que a PROAD está feliz, “Esse é um momento muito especial de ouvir e dialogar com os campi. Acreditamos que no início de 2024 entregaremos sistematizações e planejamentos condizentes com as expectativas da comunidade”.

Por fim, o diretor de Articulação Institucional, Júlio Page, diz que os diálogos têm sido bem proveitosos com as comunidades de cada campus, permitindo um aprofundamento nas discussões pontuais e melhor entendimento sobre as especificidades de cada unidade do IFRJ.

Próximas visitas :

11/12 - Mesquita e Duque de Caxias;