Destaque na 47ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química (SBQ)

Estudante do Campus Rio de Janeiro participa da 47ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química (SBQ), realizada de 22 a 25 de maio no centro de convenções do hotel Monte Real em Águas de Lindóia/SP. A Reunião Anual da SBQ é o maior evento de Química da América Latina, onde mais de 2000 pesquisadores se reúnem para apresentar projetos, palestras e exposições sobre diversas áreas da Química.

Letícia Rodrigues Halfeld, Química, 3° período, turma QM131, foi vencedora de um concurso que funcionou como primeira etapa para o evento principal. Ela produziu um texto dissertativo-argumentativo sobre: "O papel da ciência Química na neutralização da desigualdade e na construção de um país mais soberano e sustentável". Na ocasião,  20 redações foram classificadas para a etapa regional e, dentre estas, 4 na etapa nacional, sendo 2 de redes privadas e 2 de redes públicas. A redação intitulada “A química é maléfica à sociedade?”, de Letícia , foi um das 4 premiadas no país.

No evento, a discente estava acompanhada de Flávia Monteiro- professora de Química Geral e Inorgânica, do Campus Rio de Janeiro

imagem mostra oso vencedores do evento em cima do palco, formando uma coluna

Letícia diz que participar de um evento como a da SBQ foi uma oportunidade maravilhosa. “Me acresceu muito estar entre jovens pesquisadores, doutores e professores tão capazes e aprender mais sobre a área que quero exercer no futuro:  a da Química. Pude ter o privilégio de assistir palestras, debates e exposições muito interessantes e pude ver de perto como essas mentes tão engenhosas trabalham, o que foi de grande inspiração para mim”.

Flávia destaca que nem todas as instituições de ensino médio-técnico mantêm projetos de pesquisa e extensão, de forma que o prêmio concedido neste concurso foi uma ótima forma de aproximação do meio acadêmico em nível avançado com professores e alunos do ensino médio. “É muito gratificante ter alunos e alunas dedicados e com iniciativa dispostos a ir além do que é feito em sala de aula. Desejo que o IFRJ permaneça sendo uma instituição de ensino excelente e continue contribuindo de forma diferenciada na formação desses estudantes”.